sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Seguimos na torcida por Greta e Raoni para o Nobel da Paz de 2020; ganhador de 2019 é o etíope Abiy Ahmed Ali

No início da manhã desta sexta-feira, 11 de outubro, foi anunciado como ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2019 o primeiro-ministro etíope Abiy Ahmed Ali, por ter conseguido um acordo de paz com a Eritreia, país que esteve, por mais de 20 anos, em guerra de fronteira com a Etiópia.

Desde abril de 2018, ele tem liderado também um amplo processo de reforma política, social e econômica, inclusive com a libertação de mais de 7.600 presos políticos e o retorno de vários dirigentes opositores exilados.

O agora premiado Abiy Ahmed Ali convocou ainda uma reforma constitucional para revisar o sistema de federalismo étnico implementado no país, considerado como um dos principais motivos para as tensões raciais persistentes na Etiópia. É um defensor da democracia e do multipartidarismo.

Sua gestão tem estimulado a participação das mulheres na política, incentivou a eleição de Sahle-Work Zewde como presidenta da Etiópia e promoveu a nomeação da advogada ativista pelos direitos das mulheres Meaza Ashenafi como presidenta do Corte Suprema Federal, além de estabelecer a paridade de gênero dentro do seu gabinete.

Nós do #suprapartidário saudamos a escolha meritória, mas seguimos na torcida por Greta Thunberg e Raoni Metktire para o Prêmio Nobel de 2020. Todos os anos, o Prêmio Nobel reconhece pessoas que se destacaram mundialmente em seis categorias: física, química, medicina, literatura, paz e economia. O Nobel da Paz, porém, é a honraria mais cobiçada e importante para líderes mundiais.

Em 2020, Greta terá 17 anos e pode se igualar à estudante paquistanesa Malala Yousafzai, até então a pessoa mais jovem a ser premiada, quando aos 17 anos recebeu o Nobel da Paz de 2014 por causa de sua luta pelo direito das mulheres à educação no Paquistão dominado pelo regime talibã.

Greta ficou conhecida por ter iniciado o movimento Greve da Escola pelo Clima ("Skolstrejk för klimatet"), que ganhou repercussão mundial. Desde agosto de 2018, após ondas de calor e incêndios na Suécia, Greta faltava às aulas de sexta-feira para protestar em frente ao parlamento sueco, exigindo ações mais efetivas para mitigar as mudanças climáticas por parte dos políticos de seu país. O exemplo de Greta foi copiado por estudantes de diversos países.

Greta nasceu em 3 de janeiro de 2003, é vegana e também ativista pelo direito dos animais. A sua mãe é Malena Ernman, uma cantora de ópera sueca. Seu pai é Svante Thunberg, ator. Seu avô é Olof Thunberg, ator e diretor. A menina foi diagnosticada com a síndrome de Asperger, considerado um grau mais leve do autismo.

Aos 89 anos, Raoni Metuktire é uma liderança indígena reconhecida mundialmente desde a década de 1980. Chegou a viajar em turnê com o cantor inglês Sting para divulgar suas lutas.

Nasceu em 1930 no estado do Mato Grosso, em uma vila chamada Krajmopyjakare (que hoje se chama Kapôt). Ele é o filho do líder Umoro, do ramo dos caiapós conhecido como metuquitire. Sua infância foi marcada por muitas mudanças de endereço (o povo caiapó é nômade) e por numerosas guerras tribais.

Foi apenas em 1954 que Raoni e os caiapós encontraram, pela primeira vez, os homens brancos. Aprendeu a língua portuguesa com os Irmãos Villas-Bôas, famosos indigenistas brasileiros. Encontrou-se com o rei Leopoldo III da Bélgica em 1964 quando ele estava em expedição dentro das reservas indígenas protegidas do Mato Grosso. Em 1978, foi tema de um documentário intitulado Raoni. O ator Marlon Brando, que estava no auge de sua fama, aceitou ser filmado na sequência de abertura. O filme foi indicado ao prêmio Oscar. O aumento do interesse dos meios de comunicação brasileiros pela questão ambiental fez dele um porta-voz natural da luta pela preservação da floresta amazônica.

Em 1984, apareceu em público armado e pintado para a guerra a fim de negociar com o então ministro do interior, Mário Andreazza, a demarcação de sua reserva. Durante a reunião com o ministro, deu-lhe um puxão de orelha ao afirmar: "Aceito ser seu amigo. Mas você tem de ouvir índio".

Tanto Greta quanto Raoni, com o ativismo contra o descaso de líderes mundiais com as mudanças climáticas e a preservação da Amazônia, são atacados constantemente por tipinhos ineptos como Donald Trump e Jair Bolsonaro, bem como pelos apoiadores fanáticos, lunáticos e idiotizados de ambos. Mas o troco pode chegar em 2020. Torcemos por isso, para gritar com indisfarçável alegria um sonoro: Chupa, Trump! Chupa Bolsonaro! Dá-lhe, Greta!

Leia também:

#DesculpaGreta #ForaBolsonaro #Vergonha