segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Uma pronta recuperação ao prefeito Bruno Covas

O diagnóstico recebido pelo prefeito Bruno Covas (PSDB), de uma “tumoração no trato digestivo”, pegou de surpresa o meio político paulistano neste fim-de-semana. Ele segue internado no Hospital Sírio Libanês.

Como Bruno Covas foi eleito vice-prefeito em 2016, na chapa do então candidato João Doria (PSDB), e assumiu a Prefeitura quando este se candidatou ao Governo do Estado, a cidade não possui oficialmente um vice.

O substituto no caso dos eventuais afastamentos do prefeito é o presidente da Câmara Municipal. Neste ano de 2019 é o vereador Eduardo Tuma (PSDB). Nos anos de 2017 e 2018 foi o vereador Milton Leite (DEM). Ambos assumiram a Prefeitura em diversas ocasiões, sempre por curtos períodos, devido a viagens internacionais de Bruno Covas.

Portanto, a escolha para a Mesa Diretora da Câmara (que ocorre no dia 15 de dezembro) ganha ainda mais importância para este ano eleitoral de 2020 (quando o prefeito e a maioria dos vereadores buscará a reeleição) e também no caso da necessidade de afastamento do prefeito para tratamento médico.

A tendência é a reeleição de Eduardo Tuma para a Presidência da Câmara tendo novamente Milton Leite como vice. Com isso, Tuma tem garantida a interinidade na Prefeitura em 2020 e Leite comandará a Câmara nas ausências do prefeito.

Quem é Eduardo Tuma

O atual presidente da Câmara Municipal de São Paulo é advogado e tem 38 anos. Foi eleito para o seu primeiro mandato em 2012, aos 31 anos, com cerca de 30 mil votos.

Já em seu segundo e presente mandato foi reeleito com 70.273 votos. Uma de suas grandes atuações foi a presidência da CPI da Dívida Ativa dos Grandes Devedores.

Em 2017 e 2018, Tuma compôs a Mesa Diretora como 1º vice-presidente. Em abril de 2018 foi convidado pelo prefeito Bruno Covas para atuar como secretário-chefe da Casa Civil. Retornou à Câmara em novembro do mesmo ano e no mês seguinte foi eleito o presidente da Mesa Diretora para o exercício de 2019.

Quem é Bruno Covas

O prefeito Bruno Covas, advogado e economista, é neto do ex-governador Mário Covas (filho de Renata Covas e Pedro Mauro Lopes) e sobrinho do vereador Mário Covas Neto, atualmente no Podemos. Tem 39 anos.

Foi deputado estadual (2007 a 2015), secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (2011 a 2014) e deputado federal (2015 a 2017) antes de compor a chapa com João Doria e assumir definitivamente a Prefeitura em 6 de abril de 2018. É potencial candidato à reeleição.