sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

#Cidadania23 reafirma seu compromisso com os movimentos cívicos, enquanto torce e trabalha pela definição da candidatura de Luciano Huck



Na semana em que apresenta seu “Manifesto em Defesa da Liberdade” (leia abaixo), o #Cidadania23, partido oriundo do PPS com a adesão de lideranças e representantes dos mais diversos movimentos cívicos surgidos nos últimos anos como estímulo à renovação da política e ao fortalecimento da democracia, participa ainda de outros dois atos que reafirmam a abertura da legenda e o compromisso firmado com integrantes do Agora, Livres, Acredito, RAPS e RenovaBR.

Neste sábado, 7 de dezembro, acontecem em São Paulo dois eventos simultâneos com a participação de lideranças do partido e dos movimentos. Das 12h30 às 16h30, no Hotel Luz Plaza (Rua Prates, 145, Bom Retiro), alunos e alunas do curso do RenovaBR para potenciais candidatos em 2020 às prefeituras e câmaras municipais dialogam com diversos partidos. Das 14h às 16h, no Hotel Pergamon (Rua Frei Caneca, 80 - Centro), o Cidadania também promove um bate-papo com integrantes dos movimentos.

É notório o trabalho e a torcida, tanto no partido quanto entre os integrantes desses movimentos, para que o empresário e apresentador de TV Luciano Huck confirme a sua candidatura presidencial. A ideia é que ele abrace e ajude a consolidar esses princípios expressos no “Manifesto em Defesa da Liberdade”. É uma aposta declarada do chamado "campo democrático", avesso aos extremos da política, e uma alternativa de peso para quebrar a polarização entre o bolsonarismo e o lulismo.

O Cidadania comemora ainda o apoio público de Luciano Huck à prisão em segunda instância, assunto bastante polêmico e que vem sendo discutido a partir de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) apresentada e defendida pelas bancadas do partido na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Leia mais sobre o Cidadania, os movimentos cívicos e Luciano Huck:

Luciano Huck é a aposta de um novo Brasil

Vai, Luciano Huck! Representa esta nossa geração!

Acredito. Renova Brasil, Agora!

Cinco minutos com Luciano Huck sobre política

Huck encara sucessão de 2022 como ‘maratona’


#Cidadania23: Manifesto em Defesa da Liberdade

O mundo está mudando. A revolução digital e o engajamento de novos atores na dinâmica política atual transformam as relações humanas e o mundo do trabalho. Nesse contexto, surgem novas formas de militância que estão ressignificando a atuação dos partidos e dos movimentos da sociedade civil. E, diante da pluralidade de novas demandas e bandeiras, se faz necessária a reflexão sobre o futuro que queremos para a nossa democracia.

Nós que fazemos o Cidadania entendemos que é necessário ampliar o esforço coletivo em busca do bem comum. Colocamo-nos frontalmente contrários a toda e qualquer medida que vise tolher a atuação dos movimentos cívicos no Brasil. Os partidos que adotam essa postura restritiva, ao nosso ver, não estão entendendo o novo espírito do tempo e servem, nesse caso, a projetos de poder ultrapassados.

Por isso, lançamos este breve manifesto coletivo em defesa da liberdade. O Cidadania recebe esses movimentos de braços abertos, sempre com profundo respeito à autonomia e independência dos movimentos. Da mesma forma, modificamos o nosso próprio estatuto e programa, oferecendo uma importante abertura à participação da sociedade civil. Assim, deixamos claro que estamos preocupados com o fortalecimento da nossa democracia interna, para que a nossa existência permaneça no lugar de vanguarda.

É hora de unir forças para que tenhamos um Brasil mais eficiente e próspero. Um Brasil que esteja em sintonia com a modernidade, para reencontrar o caminho do desenvolvimento político, social e ambiental. Um Brasil que saiba superar os seus problemas históricos com coragem e responsabilidade e que não sirva a projetos personalistas e atrasados. Queremos um País menos aparelhado e burocrático, que possa mudar de vez essa cultura paternalista que ainda define nossa identidade política. Nós sabemos que isso é possível. Porque há muita gente com vontade de fazer diferente, de mãos dadas e apostando em diálogos abertos.

Brasília, 04 de Dezembro de 2019

Roberto Freire
Presidente nacional do Cidadania

Eliziane Gama
Líder do Cidadania no Senado

Daniel Coelho
Líder do Cidadania na Câmara dos Deputados