sexta-feira, 22 de maio de 2020

Todo mundo é genial no facebook e no whatsapp

#Sextou e a gente vai falar um pouquinho desse esgoto virtual e da maldita polarização política que opõe (e reúne) lunáticos e fanáticos, à direita e à esquerda.

Quanto homem machão e mulher “fodona”, uau! Ganham uma coragem incrível e toda a razão virtual do mundo quando postam ou comentam, mas apenas com a bunda no sofá ou protegidos pelo anonimato digital.

Sabem tudo, opinam sobre tudo, desprezam a razão e a ciência, xingam, ofendem, odeiam a imprensa, mas idolatram seu bandido político de estimação e fazem questão de nos fazer sentir vergonha alheia.

Gente burra, ignorante, mesquinha, preconceituosa, agressiva e desequilibrada que se julga acima do bem e do mal. Na vida real são uns bostas, frustrados, reprimidos, mal amados. Mas nas redes antissociais se imaginam geniais.

Aparecem aos bandos, num comportamento típico de gado atendendo ao toque do berrante das milícias virtuais. Disseminam fake news, agridem quem pensa diferente, copiam e colam as maiores besteiras e insanidades.

Enxergam um mundo binário: direita x esquerda, Bolsonaro x Lula, preto x branco, 8 ou 80. Na cabecinha perturbada dessas bestas, se eu critico o Bolsonaro só posso ser petista, esquerdalha, comunista. Isso se soubessem o significado, claro.

Mas, enfim, deixemos que eles se manifestem. Freud explica. É até didático conhecer como se comporta essa fraquejada da humanidade, com prazo de validade vencido. Seria trágico, se não fosse cômico.