segunda-feira, 15 de junho de 2020

Bolsonaristas saíram do armário. O Brasil está sufocado. A política está contaminada. Será que tem cura?

Criticamos diariamente aqui o presidente Jair Bolsonaro por ser um sujeito tosco e um político medíocre. Inepto, irresponsável, despreparado, desqualificado, incompetente, preconceituoso, desumano.

Mas o meme não virou presidente por acaso. Se o mitômano se tornou mito para uma parcela considerável do eleitorado, a ponto de abocanhar a maioria dos votos válidos e manter ainda cerca de um terço de apoiadores, é porque sintetiza ou mimetiza estes brasileiros bolsonaristas.

A escória política saiu do armário com o bolsonarismo. Apologistas do golpe, do ódio, da censura e da tortura, extemporâneos caçadores de comunistas reais e imaginários, racistas, xenófobos, fascistas, lunáticos e fanáticos da pior espécie. Perderam a vergonha.

Essa perseguição doentia e insensata aos opositores, tachando todo e qualquer crítico invariavelmente de comunista, petista ou esquerdalha, enxergando conspirações por todos os lados, é um dos sinais mais claros dessa esquizofrenia política.

Para eles, a democracia foi um instrumento válido apenas para legitimar a chegada ao poder do tirano escolhido para reprimir a oposição e instalar um novo regime, ou uma “nova política”, que é a antítese da própria política. E a tendência é piorar.

O que se vê é um desprezo absoluto pela democracia eleitoral, pelas liberdades individuais e coletivas, e pelo estado democrático de direito. Os ataques às instituições republicanas, a aversão à imprensa, à cultura e à ciência. Um horror!

Tudo isso expõe o obscurantismo desse grupo barulhento, de golpistas e milicianos que descobriram nas redes sociais, protegidos pelo anonimato, o espaço adequado para disseminar o comportamento de manada e os ataques covardes àqueles identificados como inimigos.

E todo não-bolsonarista vira inimigo. Tanto faz se sou liberal ou socialista, democrata de esquerda, de centro ou de direita, político, ativista, artista, jurista, ambientalista, feminista, estudante, intelectual, jornalista, anti-fascista.

Todo mundo que vive fora - e ai de quem ousa sair - da bolha ideológica que agrupa esses fanáticos, lunáticos, fundamentalistas, oportunistas, golpistas e milicianos bolsonaristas, precisa ser combatido, humilhado e destruído. Selva!

O bolsonavírus está disseminado na sociedade. Fragiliza, causa indisposição, dor e desconforto. Precisamos nos exercitar democraticamente, redescobrir o poder de nos mobilizarmos por uma causa comum, reoxigenar o país. Sairmos vivos da UTI.

Uma frente ampla contra Bolsonaro. A legalidade é o remédio. A Constituição é a vacina. CPIs no Congresso. Ações no TSE e no Supremo. Polícia neles! Impeachment Já! Reação nas redes, nas ruas e nas urnas. Essa é a cura.