quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Tem volta às aulas, #EleNão e “lei do photoshop”, mas são nomes de ruas, datas comemorativas e homenagens que dominam a pauta da Câmara de São Paulo

A pouco mais de três meses das eleições municipais e ainda sob efeito da pandemia, os vereadores paulistanos querem acelerar a votação de projetos em 1ª e 2ª votação para faturar seus votos em 15 de novembro.

São 51 projetos na pauta da sessão extraordinária desta quarta-feira, 5 de agosto, com destaque para o protocolo de volta às aulas (ainda sem data definida) e projetos de intervenções urbanísticas importantes nas regiões da Água Branca, da Chucri Zaidan e da Vila Leopoldina.

Também podem ser votados desde o auxílio emergencial para taxistas e vans escolares até a “lei do photoshop”, que obriga agências e anunciantes a incluírem avisos nas imagens que alterem digitalmente “características físicas de pessoas em campanhas publicitárias”.

Mas a grande maioria dos projetos - incluindo os 113 itens da chamada “sessão virtual” - tem mesmo como principal objetivo atender pontualmente ao reduto eleitoral de cada vereador ou vereadora que vai tentar se manter por mais quatro anos no Legislativo.

Há uma série de projetos de denominações e homenagens com interesses bastante específicos: como um projeto dos vereadores João Jorge (PSDB) e Noemi Nonato (PL) que muda o nome de uma via pública na Barra Funda para Avenida Nação Madureira, em referência ao ministério da Igreja Assembleia de Deus que ambos frequentam.

Tem outros projetos bastante inusitados, como a oficialização do Dia do #EleNão, uma clara referência às manifestações convocadas por mulheres nas redes sociais em 29 de setembro de 2018, contra o então presidenciável Jair Bolsonaro, às vésperas das eleições.

Por sugestão da vereadora Juliana Cardoso (PT), a Câmara deve votar se regulamenta a data contra o suposto avanço do fascismo no Brasil e em repúdio a atitudes preconceituosas, machistas, racistas, homofóbicas e contra a igualdade de gênero.

Tudo isso porque, por limitação de tempo e de espaço, eu selecionei somente três projetos polêmicos, curiosos e emblemáticos. No total, são 164 pautados nesta semana. Fora o que ainda vem por aí até o fim do ano. Imagine o que mais você pode encontrar...