sábado, 10 de outubro de 2020

Uma visitinha ao site de cada candidato à Prefeitura de São Paulo


A limitação de tempo é um dos maiores obstáculos dos candidatos na TV, na propaganda oficial, nas entrevistas e nos debates. Quase todos reclamam, com razão, e chamam o eleitor para o site da campanha.

Isso para quem aparece na TV e tem a sorte de ser visto e ouvido, claro! Porque nem todos desfrutam desse privilégio das inserções de 30 segundos, do programa eleitoral ou da participação nos debates (pior agora que Record, SBT e CNN cancelaram os seus, que já estavam agendados; dizem por aí, para proteger Celso Russomanno).

Na internet, em tese, você vai poder conhecer melhor os candidatos e suas propostas. Então vamos divulgar aqui o site de todos os prefeituráveis de São Paulo e comentar a primeira impressão que se tem numa visitinha a cada um deles, na situação que se encontram hoje. Segue aí:


Celso Russomanno
www.celsorussomanno.com.br

Esse endereço leva ao site de deputado federal. Abre com um “Faça sua denúncia” e “Baixe o Código do Consumidor aqui”. Tem ainda a atuação parlamentar e o link para o canal do Russomanno, mostrando os melhores (ou seriam piores?) momentos dele na sua “Patrulha do Consumidor”, onde frequentemente humilha pequenos comerciantes que cometem supostos delitos e funcionários mais humildes. O Facebook está atualizado para a campanha, com o CR10 plagiado do CR7 de Cristiano Ronaldo.


Bruno Covas
www.brunocovas.com.br

Entrando no site oficial do prefeito você é direcionado automaticamente para o site da campanha à reeleição. Encontra rapidamente currículo, propostas, realizações, material para download e compartilhamento, links para todas as redes e como entrar em contato, inclusive com telefones da equipe de mobilização.


Márcio França
www.marciofrancasp.com.br

Conheça o candidato, suas propostas e realizações como governador. Baixe o app “Aqui tem Palavra”, num link em que o candidato aparece junto com Diego Hypolito. Veja vídeos. Entre em contato (por formulário).


Guilherme Boulos
www.virasp.com.br

Em tempos de reality show, Boulos já começou inovando com uma live 24h no dia da estreia da propaganda eleitoral, para ser acompanhado pelos seus seguidores em tempo real. O site traz de tudo: quem são Boulos e Erundina, histórias, propostas, realizações, quem apóia, como apoiar, como doar, links para as redes, compartilhamento da campanha e respostas a fake news.


Jilmar Tatto
www.jilmartatto.com.br

Os principais destaques são para um “manifesto de apoio da periferia” e um whatsapp da “Rede Tatto”. Tem currículo, propostas, fotos, vídeos, links para as redes e cadastro para participar da campanha petista.


Joice Hasselmann

Se tem site, não encontrei. O forte da candidata é mesmo o Facebook, com seus 1,8 milhão de seguidores; o Instagram, com quase 1 milhão; e o twitter, com quase 350 mil. Em evidência o slogan de campanha “Tem Joice, tem jeito”, um “mini-currículo” e ataques aos adversários: “Por que Covas esconde Doria?” e “video de criminoso, invasor de propriedade”, onde compartilha a propaganda de Boulos apresentada pelo ator Wagner Moura, que ela própria denunciou ao TRE e foi proibida.


Andrea Matarazzo
www.andreamatarazzo.com.br

Biografia, um link de vídeos sem vídeo e um e-mail de contato. É este o conteúdo disponível ao visitante no sábado, 10 de outubro. O Facebook, para menos de 60 mil seguidores, tem material de campanha atualizado.


Orlando Silva
www.orlandosilvasp.com.br

Como apoiar, como doar, plano de governo, iniciativas como deputado, entrevistas, agenda (atualizada até ontem), biografia e contato (por e-mail e whatsapp).


Arthur do Val
www.youtube.com/mamaefalei

O forte do candidato é a imagem (vídeos, fotos, memes), e todo apelo ao eleitor tem como foco o canal do Youtube “Mamãe Falei”, com seus 2,6 milhões de seguidores e que fez a fama deste integrante do MBL que se elegeu deputado estadual. No Facebook reúne exatamente metade do público do canal no Youtube (1,3 milhão). Tem propostas, lives e ataques aos adversários.


Filipe Sabará
www.filipesabara.com.br

Quem é, como doar, propostas, plano de governo, artigos, links para as redes, contato (por formulário). Nenhuma nota sobre a suspensão da campanha anunciada pelo partido Novo.


Marina Helou
www.marinahelou.com.br

É o site do mandato de deputada estadual. Quem é, pauta, ações, “descomplicando a política”, como participar do mandato, transparência do trabalho na Assembleia, recursos, equipe do gabinete e contato por e-mail ou whatsapp. No Facebook está a campanha à Prefeitura e a divulgação da Rede Sustentabilidade.


Levy Fidelix
www.levyfidelix.com.br

O site mostra quem é o dono do PRTB, com muitas fotos dele mesmo. “Pátria e família em 1º lugar”. Em projetos, há links para as campanhas de 2014 e 2016 do eterno candidato. Mas não diz nada sobre 2020. Em notícias, a mais atual é de novembro de 2015, com o sugestivo título de “666, a besta vem aí”. É um vídeo, mas não tive a mínima vontade de dar play. Se você assistir, por favor, não me conte. No Facebook está a campanha para “endireitar São Paulo”, ao lado do vice-presidente General Mourão.

Antonio Carlos (PCO) e Vera Lúcia (PSTU)

Os candidatos Antonio Carlos (PCO) e Vera Lúcia (PSTU) estão no Facebook chamando o eleitor para o site dos respectivos partidos e, obviamente, para a revolução socialista. Vou deixar essa visita para outro dia, intercalando minha audiência aos vídeos de terraplanistas e do guru bolsonarista Olavo de Carvalho, para equilibrar no fanatismo dos extremos. Talvez na próxima reencarnação.