domingo, 8 de novembro de 2020

As previsões da corrida eleitoral em 26 capitais e a chance de Bolsonaro sair derrotado (para o bem de todos e felicidade geral da Nação)


Quando faltava um mês para as eleições municipais, postamos o texto “Hora de fazer previsão (e errar quase tudo) sobre a eleição dos 26 prefeitos das capitais”. Agora falta só uma semana.

Continua sendo pior que loteria, mas chegou o momento crucial de atualizar os prognósticos, reafirmar certezas e às vezes até dobrar a aposta (portanto, também com o dobro de chances de errar).

O que temos de novo de lá para cá? No mundo, a eleição de Joe Biden sobre Donald Trump, e da vice Kamala Harris, a primeira mulher vice-presidente, negra e feminista, colocada na linha sucessória da Presidência dos Estados Unidos.

Temos também uma segunda onda da pandemia do coronavírus, atingindo principalmente a Europa e a América do Norte, enquanto no Brasil há um perigoso relaxamento das medidas de isolamento e afastamento social - o que nos lembra que temos um presidente demente, irresponsável, negacionista e obscurantista.

Aliás, Bolsonaro não cumpriu a palavra de se manter afastado do primeiro turno das eleições. Reiterou apoios no Rio (Crivella), São Paulo (Russomanno), Fortaleza (Capitão Wagner), Manaus (Coronel Menezes) e Recife (Delegada Patrícia), ou seja, apenas para quem está em tese disputando um lugar no 2º turno. 

Abandonou (ou “esqueceu”) quem, também contrariando a palavra dada, ele tinha declarado apoio e nem assim subiu nas pesquisas (BH, Curitiba, Belém, Salvador etc.). Esse é o risco assumido pelo presidente: um toque de Midas do avesso. Ver derrotados todos os candidatos a prefeito que ele declarou apoio nas capitais. (Tomara!)

Ele já anunciou que nesta semana vai intensificar a campanha eleitoral. Sem palavra, sem ética, sem caráter, sem escrúpulos. Uai, mas estamos falando de Bolsonaro. Qual a surpresa? Nenhuma! Ele só engana mesmo a bolha idiotizada.

Aqui em São Paulo, Bolsonaro apóia ainda duas candidatas a vereadoras. Corre o risco duplo da derrota - o que seria uma inegável vitória para o lado civilizado da cidade. No Rio, vai reeleger o filho vereador. Um capricho do ego, até porque o lugar em que Carluxo menos aparece é a Câmara carioca. Deplorável!

Então vamos aos palpites atualizados sobre os candidatos que devem chegar ao 2º turno e outros possíveis prefeitos eleitos nas capitais do Brasil, segundo a nossa modesta e falível opinião:


SUDESTE

São Paulo (SP) - A aposta foi Covas (PSDB) x Russomanno (Republicanos) no 2º turno, com a vitória folgada do tucano. Mas bem que poderíamos ter uma surpresa com o “voto útil”: Boulos (PSOL) ou Marcio França (PSB) ultrapassarem na reta final o nome bolsonarista, para o bem da cidade. Ou o que é extremamente improvável, mas nunca impossível: uma vitória de Covas no 1º turno.

Rio de Janeiro (RJ) - Previmos Eduardo Paes (DEM) x Martha Rocha (PDT), ultrapassando o prefeito Crivella (Republicanos), que ainda está em 2º nas pesquisas. Parece difícil, mas se valer a torcida...

Belo Horizonte (MG) - Kalil (PSD) reeleito.

Vitória (ES) - Gandini (Cidadania) x João Coser (PT), na única capital em que o PT aparece com chances reais de eleger o prefeito. Delegado Pazzolini (Republicanos) corre por fora.


CENTRO-OESTE

Campo Grande (MS) - Marquinhos Trad (PSD) reeleito.

Cuiabá (MT) - Abilio Junior (Podemos) x Emanuel Pinheiro (MDB).

Goiânia (GO) - Vanderlan Cardoso (PSD) x Maguito Vilela (MDB).


SUL

Curitiba (PR) - Rafael Greca (DEM) reeleito.

Florianópolis (SC) - Gean Loureiro (DEM) x Angela Amin (PP), com o democrata podendo levar no 1º turno.

Porto Alegre (RS) - José Fortunati (MDB) x Manuela D’Ávila (PCdoB).


NORDESTE

Aracaju (SE) - Edvaldo Nogueira (PDT) x Delegada Danielle (Cidadania).

Fortaleza (CE) - Previmos Capitão Wagner (PROS) x Sarto (PDT), ultrapassando Luizianne Lins (PT), que aparecia em 2º nas pesquisas. A disputa deve mesmo ficar entre os candidatos de Ciro Gomes e Bolsonaro.

João Pessoa (PB) - Cícero Lucena (PP) x Nilvan Ferreira (MDB), com Ricardo Coutinho (PSB) seguindo no calcanhar.

Maceió (AL) - Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB) x JHC (PSB).

Natal (RN) - Álvaro Dias (PSDB) deve levar no 1º turno, com Kelps Lima (Solidariedade) muito distante em 2º lugar.

Recife (PE) - Prevíamos João Campos (PSB) x Mendonça Filho (DEM) antes de Bolsonaro declarar apoio à Delegada Patrícia (Podemos). É grande o risco de quebrarmos a cara, mas dobramos a aposta, com Marilia Arraes (PT) correndo por fora. Bolsonaro vai perder feio!

Salvador (BA) - Bruno Reis (DEM) eleito no 1º turno.

São Luis (MA) - Eduardo Braide (Podemos) x Duarte Junior (Republicanos).

Teresina (PI) - Dr. Pessoa (MDB) x Kleber Montezuma (PSDB).


NORTE

Belém (PA) - Edmilson Rodrigues (PSOL) x Priante (MDB),

Boa Vista (RR) - Arthur Henrique (MDB) x Ottaci (Solidariedade).

Macapá (AP) - João Capiberibe (PSB) x Josiel Alcolumbre (DEM).

Manaus (AM) - Previmos Amazonino Mendes (Podemos) x David Almeida (Avante), contra o candidato bolsonarista Coronel Menezes (Patriota). Seguimos apostando na vitória de Amazonino.

Palmas (TO) - Cinthia Ribeiro (PSDB) x Professor Junior Geo (PROS).

Porto Velho (RO) - Hildon Chaves (PSDB) x Vinicius Miguel (Cidadania).

Rio Branco (AC) - Minoru (PSDB) x Socorro (PSB).