domingo, 15 de novembro de 2020

Domingo, 15 de novembro: Escolha bem e vote consciente


Claro que você já percebeu que fazemos escolhas diárias na vida e moldamos o nosso futuro a partir dessas decisões. Então reparou também que foram as opções que fizemos no passado que nos trouxeram até aqui.

A profissão, a roupa, a religião, o time de futebol, um filme para assistir, o que almoçar, onde morar, quem namorar. Das decisões mais simples, corriqueiras, às mais importantes e duradouras.

Hoje é dia de mais uma dessas escolhas importantes. Decidiremos como serão os nossos próximos quatro anos no contexto político e no cotidiano da nossa cidade. Vamos votar para prefeito e vereador, ou prefeita e vereadora (sem preconceito de gênero; ao contrário, estimulamos o voto em mulheres e trans).

São esses mandatários que estão mais perto de nós, responsáveis pela gestão pública de tudo aquilo que pode facilitar ou dificultar a nossa vida cotidiana: trânsito, transporte, saúde, educação, limpeza urbana, esporte, lazer, iluminação, meio ambiente, zeladoria do bairro, taxas e impostos municipais.

É curioso como um único dia pode marcar para sempre as nossas vidas. O primeiro dia de aula, o primeiro dia de trabalho, o primeiro beijo, a festa de 15 anos, ou chegar aos 18, o início do namoro, o momento do “sim” no casamento, o nascimento dos filhos.

Estaremos para sempre presos a algumas datas decisivas e às nossas escolhas. O dia da eleição também é assim. Afinal, como numa espécie de feitiço do tempo, vemos o Brasil preso ao momento da escolha do presidente em 2018. Tudo poderia ter sido tão diferente...

Hoje estamos retornando às urnas. Esperamos que dessa vez o brasileiro vá mais preparado e consciente. Que pense nos motivos para votar em determinado candidato ou candidata, e também que reflita sobre as consequências do seu voto. Basta de lunáticos, bandidos e desqualificados na política, por favor.