quarta-feira, 3 de março de 2021

Até em “lumenês” nossa jornada é #ForaBolsonaro


Ficou evidente que o brasileiro tem muito mais disposição e facilidade de identificar e se unir para eliminar os vilões do #BBB21 do que se mobilizar para afastar o verdadeiro anti-herói do Brasil. Afinal, será que resolve tirar a Karol Conká de um programa de TV e manter no poder o Jair Conjota? Que jornada errada é essa, mané?

Para refletir sobre isso nos apropriamos do folclórico e verborrágico discurso da mais recente eliminada do Big Brother Brasil, a militante baiana Lumena Aleluia, quase um meme ambulante (assim como o “mito”). Quem sabe se um pouco de ironia não funciona como gatilho para acordar nossos brothers eleitores para o jogo da vida real.

Não há como passar pano ou ressignificar o itinerário de Bolsonaro até aqui diante da pandemia e da crise. Este é um corre que os bolsonaristas tem que assumir grandão. É um BO desse presidente demente e obscurantista, além de fenotipicamente genocida, que deve internalizar que a jornada dele ofende as vulnerabilidades do povo brasileiro.

Bolsonaro promove a deslegitimação da ciência e dos protocolos sanitários ao estereotipar seus preconceitos homonormativos, corromper as desconstruções do negacionismo e desestabilizar as oportunidades dessa agenda identitária da reparação histórica há tanto tempo necessária, infligindo sentimentos de dor na alma dos mais pobres e desprivilegiados.

Diante dessa ancestralidade fascista da jornada bolsonarista, o lugar de fala da oposição faz sentido neste momento porque o governo se perdeu no seu propósito inicial. Não só no enfrentamento da covid-19, mas para a vida - e principalmente na transversalização de sua pauta, que era de fato levar as nossas experiências com leveza, levar com alegria, levar com entrega, com gastação de onda.

O brasileiro subestimou, realmente, o Big dos Bigs, o mito mitômano dos tolos, o chefe da familícia, o meme que virou presidente, e caiu em ciladas que jamais imaginou encontrar no pós-PT, prestando este desacolhimento e alvejando a militância. Ciladas profundas emocionais que nos desorganizaram e que nos deixam todos à margem de uma sociedade cruel e opressora.

Bolsonaro se apropriou da narrativa da mudança, deslegitimou a diversidade e o estado de direito, propagou inverdades e desestabilizou as oportunidades que tínhamos de melhorar e interferir no contexto civilizacional contemporâneo ao reduzir maliciosamente nossos princípios e potencializar o silenciamento dos indivíduos e do coletivo com intuitos egoísticos que transcendem a normalidade dos fatos.

Ops! Já deu de textão intelectualóide, né? Perdão, Lumena, pela apropriação indevida desta sua jornada no BBB. Traduzindo para a linguagem do povão: Nossos inimigos não são Nego Di, Karol, Lumena, Projota, nem a #GloboLixo, como gostam de atacar os bolsonaristas. Nem mesmo Lula, condenado e inelegível, e que deixou de ser presidente há uma década. Dane-se o PT.

O FDP da vez é Bolsonaro, com seus cúmplices na política, na justiça e na sociedade, fanáticos, lunáticos, milicianos e bandidos. É contra este projeto golpista, essa corja, essa escória bolsonarista, que precisamos reagir. Por isso é #ForaBolsonaro #CPIdaCovid e #ImpeachmentJá !