sábado, 3 de julho de 2021

Duplo twist carpado de Eduardo Leite faz dele o novo queridinho da mídia e injeta expectativa para 2022


A ginasta Daiane dos Santos, gaúcha de Porto Alegre, popularizou o salto Duplo Twist Carpado, uma variação do salto Twist (popularmente conhecido como uma pirueta de giro em torno de si) seguido de um mortal duplo. Agora o governador Eduardo Leite, gaúcho de Pelotas, acaba de introduzir essa pirueta, ou o twist com salto mortal, na corrida presidencial.

Termo parecido é usado também na TV e no cinema. Plot twist (reviravolta no enredo) é uma mudança radical na direção esperada ou prevista de um romance, filme, série de televisão, quadrinho, jogo eletrônico ou outra obra narrativa. É uma prática muito usada para manter o interesse do público na história, ao normalmente surpreendê-lo com uma revelação surpresa. Alguns "Twists" são antecipados.

Quando um Plot Twist acontece perto do fim, especialmente se este muda a visão de um dos eventos anteriores, ele geralmente é caracterizado como um final surpresa. Como estamos ainda na largada da disputa de 2022, talvez seja uma tentativa de twist antecipado, ou um spoiler - com uma mãozinha pouco sutil da Rede Globo, que pode acabar estragando o final tão desejado pela direita e pela esquerda.

Afinal, se existem coisas que unem Lula e Bolsonaro, petistas e bolsonaristas, fanáticos e lunáticos, conservadores e progressistas, são as denúncias de corrupção, o fisiologismo do Centrão, a paixão cega dos seguidores pelos seus respectivos mitos, o interesse mútuo de manter acirrada a polarização para ambos chegarem ao 2º turno e os ataques à Rede Globo, principalmente, e à grande imprensa em geral.

O termo #GloboLixo, ou bordões como “o povo não é bobo”, seguidos de todo tipo de agressões e xingamentos à Globo e a seus profissionais - com especial ódio ao jornalismo global - é típico dos eleitores cegos de paixão por Lula ou Bolsonaro. Ambos acusam a Globo de fazer campanha contra seus presidentes de estimação - sem se darem conta que características de oposição são inerentes ao trabalho dos jornalistas.

Agora, devido à declaração de Eduardo Leite ao programa Conversa com Bial e à enorme repercussão nas redes e em toda a mídia - inclusive com minutos preciosos do Jornal Nacional - ao fato do presidenciável tucano ter se revelado gay, isso tem sido interpretado também como um posicionamento da Globo e por extensão do estabilishment.

O fato é que Eduardo Leite - numa estratégia individual ou orquestrada, tanto faz - deu um salto definitivo para entrar de cabeça na sucessão presidencial como a alternativa mais surpreendente, palatável e promissora da terceira via contra a polarização da política mais tradicional, literalmente rompendo tradições e tabus. Sem esse movimento ele não passaria de um bom político com influência regional.

O Duplo Twist Carpado de Daiane foi executado com perfeição pela primeira vez em 2003, quando a ginasta brasileira tinha 20 anos de idade. Eduardo Leite, dois anos mais novo, era apenas um jovem gay pelotense chegando à maioridade, enquanto o Brasil estava no primeiro ano da primeira gestão presidencial de Lula e do PT. Não havia mensalão, petrolão, Lava Jato, tratoraço, pandemia nem bolsonarismo.

Não sabemos ainda como vai terminar essa história. Não precisamos de heróis nem salvadores da Pátria, mas uma coisa é certa: conhecemos o vilão a ser eliminado por toda a raça humana. No #ForaBolsonaro acaba de surgir um novo protagonista, que se soma aos vingadores do estado democrático de direito para dar um basta ao presidente demente, inepto, negacionista, criminoso e genocida. Então, seja bem vindo, Eduardo Leite.