segunda-feira, 23 de agosto de 2021

A estupidez humana, a incapacidade e a canalhice dos políticos causam prejuízo, destruição e morte


Muito tristes as imagens do incêndio no Parque Estadual do Juquery, com o fogo que consome as reservas naturais de mata na Grande São Paulo e cobriu de cinzas e fuligem vários bairros da cidade.

Se não bastasse a queimada ter se iniciado com a queda de um balão, nesse período extremamente seco e quente - apesar de estarmos no inverno -, existe ainda a inoperância e a irresponsabilidade do poder público com a fiscalização e a preservação do verde.

Afinal, o que fazem os nossos políticos de efetivo para o meio ambiente, a sustentabilidade e a qualidade de vida dos brasileiros? Quantos deles se preocupam com as mudanças climáticas, com leis mais severas contra a poluição ou a degradação ambiental, com a proteção da flora e da fauna?

Outro dia mesmo os deputados federais aprovaram o tal PL da grilagem, passaram um pacote de aberrações que ficou conhecido como a “boiada do Salles”, esquartejaram o código florestal e as leis de licenciamento, anistiaram desmatadores, acabaram com órgãos fiscalizadores, liberaram agrotóxicos que são proibidos em todos os países civilizados do mundo, entre outros escândalos da Era Bolsonaro.

Por aqui, também não se tem notícia de que a Assembleia Legislativa faça algo produtivo ou sustentável. Você tem alguma informação sobre as atividades ou projetos dos deputados estaduais que melhorem as condições de vida dos cidadãos paulistas ou que defendam nossas poucas reservas ambientais e os animais silvestres? Se tem alguma atuação digna de registro, desconhecemos.

Na Câmara Municipal, então, só vemos projetos que devastam o pouco que existe de parques, praças e áreas naturais. É um vale-tudo para o mercado imobiliário, um caça-níqueis que privilegia grandes empreendimentos e loteamentos em locais que deveriam ter uma preocupação especial com as raríssimas reservas de espaço verde, áreas de mananciais e de populações de aves, mamíferos, anfíbios, répteis e peixes.