terça-feira, 17 de agosto de 2021

Que o Afeganistão não seja aqui!


Para quem defende que conservadores fanáticos, fundamentalistas religiosos e grupos de milicianos e paramilitares assumam o poder no país, as cenas do Talibã no Afeganistão funcionam como spoiler de uma história que ninguém merece assistir outra vez.

A liberdade de expressão e pensamento, a liberdade de imprensa, o respeito à constituição federal, o estado laico, democrático e de direito, as instituições republicanas, o direito à participação de todos na política, à oposição e a garantia de eleições livres são conquistas sagradas do povo.

De direita ou de esquerda, no Brasil ou no mundo, não nos interessa o autoritarismo, o radicalismo, o golpismo, o negacionismo, o obscurantismo, a supremacia de grupos sobre a maioria do povo, a injustiça, a desigualdade, o desrespeito a direitos individuais e coletivos.

De direita ou de esquerda, ditadura é ditadura e isso não nos serve. Basta de violência. Basta de opressão. Basta de lunáticos no poder. Golpistas não passarão. E, como gostam de dizer, aqui não é Cuba, nem Venezuela, nem o Afeganistão. Acorda, Brasil! Ditadura nunca mais!