sexta-feira, 5 de novembro de 2021

É melhor já ir se acostumando: o bolsonarismo está sufocando o Brasil! (Deve ser por isso a fixação pelo verde da bandeira; só esse mesmo vai ser preservado)


Quando o desgoverno brasileiro vai à COP26 e promete reduzir o desmatamento ilegal até 2030, isso deveria soar como a confissão de um crime. Mas, já que todos são cúmplices (em maior ou menor grau) no atentado contínuo à sustentabilidade e ao meio ambiente, vale qualquer compromisso formal perante o mundo para nos dar alguma esperança (ou ilusão) de sobrevida.

O Brasil desmata e mata desde 1500, mas ano após ano - e 2021 comprova isso - bate recordes nesse crime recorrente contra os brasileiros e contra a humanidade, ao devastar mais e mais o pouquíssimo que nos resta da natureza, numa verdadeira política de extermínio para o ganho imediato de quem explora, por exemplo, o minério e a agropecuária, com aquela mentalidade que chamamos de “OGROnegócio”.

Biomas como o Pantanal e a Floresta Amazônica são os que merecem mais atenção global, hoje em dia, por motivos óbvios. A grandiosidade e a repercussão de tudo que acontece ali - como os incêndios e a devastação que aniquila flora e fauna - realmente devem mobilizar toda a civilização, até por instinto de preservação. E quem não se sensibiliza com as imagens de animais mortos e feridos ou fugindo desesperados do fogo?

Mas há crimes ambientais diários na minha e na sua cidade, no cerrado, na caatinga, nos pampas e na quase extinta mata atlântica - ocupada sem qualquer cuidado ou planejamento pela selvageria humana, que envenena a água, o ar e a terra, colocando em risco a saúde física e mental das pessoas e a própria saúde econômica do país. Isso para não falar genericamente na vida do planeta (que não é plano) e soar catastrofista (ainda mais nessa era de negacionistas empoderados).

Não é exclusividade de Bolsonaro, portanto, a culpa por todos que matam e desmatam, que poluem e incendeiam. Mas sem dúvida o bolsonarismo - com suas “boiadas” e tratoraços que passam fácil no Congresso - é o símbolo atual de tudo o que devemos derrotar na política e na sociedade (priorizando enfim a pauta da sustentabilidade em vez de empurrar para 2030), contra políticos canalhas, corruptos e bandidos, para sobrevivermos. Ou não.