sexta-feira, 28 de abril de 2023

Quem ainda aguenta falar da política e dos nossos políticos?


Muita gente reclamando que faz tempo que não escrevemos nada por aqui. É verdade. Assunto não falta, mas cadê o ânimo? Porque não adianta muito chover no molhado. A política é uma m****. Ponto.

Mas, afinal, quem elege esses maus políticos? A maioria de nós. Maus eleitores. Péssimos cidadãos. Ocupados com outras coisas, às vezes egoístas ou alienados. Hipócritas. Nem sempre mal intencionados, mas geralmente desinformados.

É claro que muitos seguimos atuando, acompanhando, fiscalizando, refletindo. Nem tudo é tão ruim no dia-a-dia da gestão pública que não possa ser melhorado com alguma boa intervenção. Se bem que dá um desânimo danado vivenciar essa rotina de escândalos, irresponsabilidades, desatinos e incompetências.

Presidente, governador e prefeito são de origens, partidos e ideologias totalmente diferentes. Cada um tem uma trajetória completamente distinta do outro, histórias de vida incompatíveis. Mas, tirando a torcida uniformizada de cada um deles, alguém é capaz de se dizer satisfeito com suas realizações? Por favor…

E a cambada que atua no Legislativo, então? A maioria não passaria num exame psicotécnico. Isso para não aprofundar questões de caráter, probidade, capacidade, coerência ou mesmo vocação para o serviço público. Mas, repetindo: ninguém chegou lá por acaso. O voto popular elegeu essa escória. É o reflexo da sociedade em que vivemos.

Quando vamos começar a mudar essa triste realidade? Será possível? (E olha que já vivemos dias piores, hein?)