domingo, 27 de outubro de 2019

#Cidadania23 se consolida como partido-movimento

O #Cidadania23 realizou congresso extraordinário neste fim de semana em Brasília para definir o seu programa político e o novo estatuto deste que é, desde março, o sucessor do PPS, e se consolida como partido-movimento.

A partir da carta de princípios divulgada no início no ano, foi elaborada agora uma declaração política que norteia as ações da nova legenda e servirá de base para um programa mais aprofundado de bandeiras e conceitos de políticas públicas com a marca do #Cidadania23, que será referendado no início de 2020.

Reunindo políticos das mais diversas origens, de jovens liberais e sociais-democratas a veteranos oriundos do velho PCB (Partido Comunista Brasileiro), o #Cidadania23 se abre decisivamente para os movimentos cívicos (como Agora, Acredito, Livres, Renova, RAPS e Roda Democrática, entre outros) e se coloca no cenário como alternativa viável, plural e democrática à polarização deletéria e antiquada que assistimos nas últimas eleições. 

O #Cidadania23 tem por fundamentos o regime participativo, representativo e democrático, baseado no pluralismo político, na sustentabilidade, no multilateralismo, no protagonismo da sociedade civil e de seus movimentos, assim como na garantia e na defesa dos direitos fundamentais da pessoa humana.

Em outras palavras, reafirma o seu compromisso com o humanismo e o meio ambiente, com práticas de democracia direta e também com o conceito de um mundo íntegro e vocacionado para a paz.

Ao mesmo tempo, reiterando seu comprometimento com o Estado laico e com as liberdades individuais e coletivas, o partido se coloca contra qualquer forma de discriminação ou preconceito e, portanto, aberto e favorável às lutas afirmativas de movimentos sociais como os de mulheres, negros, indígenas, pessoas com deficiência, idosos, jovens e LGBTI.

Duas grandes inovações foram adotadas formalmente: não será permitida a reeleição para o mesmo cargo nas direções executivas e, ainda que o partido se posicione claramente sobre projetos em tramitação nas casas legislativas, não haverá caráter impositivo ou "fechamento de questão" no voto de seus parlamentares - o que recentemente, por exemplo, levou à punição em outros partidos dos deputados que votaram favoráveis à reforma da Previdência, como amplamente divulgado na mídia.

A transparência é outra marca do #Cidadania23. Será criada uma Ouvidoria em âmbito nacional, a quem caberá colher informações, reclamações e sugestões dos filiados e encaminhá-las às instâncias partidárias. Além das direções formais, são órgãos auxiliares do partido secretarias de cooperação (já existem as de Juventude, de Mulheres, de Igualdade e de Diversidade). Poderão ser formados núcleos temáticos e setoriais, inclusive com a participação de não filiados. Reuniões são transmitidas online, todo conteúdo fica à disposição do público no seu Portal e também será ampliada a #Rede23, para conectar virtualmente o partido em todo o país.


Leia mais:

Partido que "namora" Luciano Huck junta ex-comunistas e liberais

#Cidadania23: Um partido pra chamar de meu!

Cidadania, sustentabilidade e democracia

Um novo nome para um novo ser e um fazer diferente

É hora de tirar a bunda da cadeira, levantar do berço esplêndido e fazer a diferença na política

Um passo em frente, dois passos atrás... Até quando?

Um bom diagnóstico do boçalnarismo

Ei, psiu, eleitor bolsonarista, um minutinho da sua atenção, por favor!

Por que fazemos oposição a Bolsonaro