domingo, 30 de julho de 2023

A “polícia do Tarcisio” é diferente da “polícia do Alckmin” ou da “polícia do Doria”? A Segurança era melhor com Bolsonaro ou Lula? Apresente fatos, por favor.


Vejo muita gente reclamando, com razão, sobre o aumento da insegurança e da violência. E aí somam-se roubos e assaltos, sequestros relâmpagos, a quadrilha do pix, o crescimento desenfreado da cracolândia e até a morte de policiais. De fato, um horror!

Mas aí eu me dou ao trabalho de pesquisar parte dessa mesma gente que, pouco tempo atrás, culpava “a polícia do Alckmin”, “a polícia do Doria” etc. pela situação - afinal a Segurança Pública é responsabilidade do Governo do Estado. Mas agora estranhamente não cobram Tarcisio de Freitas.

Ok, vamos então considerar que o governador paulista assumiu há apenas sete meses. Talvez não tenha dado tempo de fazer alguma coisa relevante. Mas observando que o comando das polícias está nas mesmas mãos há décadas (e foi mantido pelo bolsonarista Tarcisio), à qual conclusão devemos chegar?

Há quem jogue a culpa no Lula, claro. Aí desconsideram que o presidente também assumiu na mesma data que o governador. Vale a narrativa oportunista de plantão, dos mesmos que isentavam Bolsonaro de qualquer responsabilidade pela Segurança nos últimos quatro anos - afinal, como já dissemos, esta seria uma incumbência estadual.

Podem argumentar que está pior agora. Há dados para todos os gostos. Piorou com Lula em comparação a Bolsonaro? Mas já não havia piorado com Bolsonaro no pós-Temer, Dilma e Lula? E no âmbito estadual, não bastava votar nos bolsonaristas para garantir a lei e a ordem? Aham! Acredita, otário.

Resumindo: todo político eleito nas últimas décadas mostrou-se igualmente incapaz, irresponsável e incompetente para resolver o problema crônico da criminalidade, da insegurança, do tráfico, das milícias. Tanto faz se é de direita, esquerda ou centro. Só os fanáticos e idiotas não enxergam. Ou lucram com isso.