quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Obrigado, Bolsonaro!


Uma coisa é preciso reconhecer: se não fosse Jair Bolsonaro, Lula jamais teria chegado a este histórico e inédito terceiro mandato na Presidência da República. As lideranças sociais, partidárias e democráticas permaneceriam divididas, enfraquecidas, pulverizadas. O antipetismo seguiria dominante.

Nunca que Marina Silva, ambientalistas e “sonháticos” teriam tanta força e representatividade no poder. Nem pensar que Geraldo Alckmin estaria reabilitado imediatamente depois de ter sido traído e saído do PSDB com tamanha expressão, visão e grandiosidade política. Ou que setores mais à esquerda do PT, como o PSOL ou alas ideológicas até mais radicais, iriam se reunir com aqueles que pregavam então uma terceira via, equidistante de petistas e bolsonaristas.

Mas a incompetência insana de Bolsonaro, a irresponsabilidade, o ódio, a ignorância, o negacionismo, o fanatismo e o golpismo dessa bolha cretina e criminosa do bolsonarismo proporcionaram aquilo que nem o mais otimista analista político seria capaz de prever: a vitória estrondosa das esquerdas após quatro anos desastrosos dessa direita mais desprezível, repulsiva e canalha.

A civilização venceu a barbárie. Lula estava praticamente morto politicamente, após um ano detido pela Justiça e com idade avançada. Mas a tragédia histórica da eleição bolsonarista, que culminou agora com a fuga covarde e patética do ex-presidente demente para Orlando, por medo de também ser preso (e será, porque é bandido!), foi um elixir para a democracia brasileira, que mostrou toda a sua vitalidade.

Ao nos permitir comparar os erros do PT, que sem dúvida foram inúmeros no campo político, econômico, administrativo, ideológico e ético, com a pilantragem mafiosa e a sordidez das milícias fascistas bolsonaristas dos últimos quatro anos, isso facilitou a nossa escolha: melhor resolver as divergências no campo político com o PT do que a nossa incompatibilidade humana e existencial com Bolsonaro e sua corja.

Ao trabalho, brasileiros. Fé em Deus e pés no chão com passos largos e firmes para um futuro mais justo, sustentável e feliz.