quarta-feira, 20 de julho de 2022

Alguém acredita que a candidatura da Simone Tebet é pra valer?


Que ela tem qualidades, nenhuma dúvida. A senadora Simone Tebet é uma mulher preparada, inteligente, bem relacionada e, ao que tudo indica, digna. Mas é aí que mora o problema, coitada. Como uma pessoa honrada vai confiar nos caciques do MDB, do PSDB e do Cidadania (ex-PPS)?

O MDB é aquela maçaroca de interesses regionais e feudos eleitorais, um amontoado de velhacos oportunistas, corruptos e traíras que seguirá para a eleição dividido entre apoiadores de Lula e cupinchas de Bolsonaro.

O PSDB não é nem sombra da sua origem social-democrata dos tempos de Montoro, Covas, FHC, Serra e Alckmin. Está nas mãos hoje da turma aliada do (des)governo, naquele nível rasteiro de Aécio & cia. Ou seja, deixou de ser partido e virou quadrilha.

O Cidadania, então, transformou o sonho de uma nova formatação política num pesadelo. Fez do histórico Roberto Freire uma rainha da Inglaterra, entronado na presidência da legenda sem nenhum poder, enquanto atua sequestrado no Congresso como um puxadinho do Centrão, beneficiário do orçamento secreto e de outros esquemas canalhas.

Ou seja, a natimorta candidatura da Simone Tebet é cortina de fumaça, narrativa para inglês ver. Serve para disfarçar os rabichos presos de cada parlamentar e mandatário destes três partidos falidos com quem está, de fato, na disputa. O golpe tá aí, cai quem quer.