sexta-feira, 22 de julho de 2022

Quem será que ganha com a troca de um parque público pela construção de sete condomínios de luxo na Mooca?


No antigo programa “Domingo no Parque”, as crianças tinham que responder SIM ou NÃO quando a luz acendia, sem ouvir as propostas absurdas e divertidas do apresentador Silvio Santos, como “você troca uma bicicleta por uma meia furada?”.

Pois no Parque da Mooca a troca foi pior e mais triste: a Prefeitura de São Paulo trocou o prometido parque por um canteiro de obras, verdadeiro caça-níqueis num esquemão de empresários e políticos pilantras, que no futuro vai virar jardim privativo dos sete condomínios de luxo que serão erguidos no local.

Não foi por falta de aviso: há mais de 20 anos denunciamos as condições do terreno, que foi ocupado e contaminado até os anos 90 pela antiga Esso, e agora, ao invés de virar um grande parque como compensação ambiental para a cidade, na última grande área disponível para tal finalidade em todo o centro expandido, vai servir para enriquecer meia dúzia de inquilinos do poder.

O então prefeito Bruno Covas tinha assumido o compromisso do parque quando questionado por esta reportagem, numa entrevista em 2019. Mas parece que o sucessor Ricardo Nunes, bem como a maioria governista na Câmara Municipal, tem como prioridade outros interesses que não o bem público, a qualidade de vida e as mais justas reivindicações da coletividade. Uma vergonha!