quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

A morte de 27 pessoas em São Paulo. E a culpa é de quem?


Morrer gente em época de chuvas, por causa de enchentes, deslizamentos, desmoronamentos, quedas de árvores, enxurradas, acidentes de trânsito, afogamentos etc. não é nenhuma novidade. Acontece todo ano, há décadas. Mas essas tragédias recorrentes tem alguns culpados. Ou não?

Nesta semana foram 27 mortes apenas no estado de São Paulo, o mais rico e populoso do país. Já há quem jogue a culpa no governador João Doria, no governo há dois anos, pela falta de obras preventivas. Também o presidente Bolsonaro é o culpado para outros tantos, por se negar a liberar verbas para os piscinões anti-enchentes.

Claro que os governantes (os atuais e os anteriores) devem ser responsabilizados e tem enorme parcela de culpa. Mas não é apenas o Executivo. Bote aí na lista de cobranças o Legislativo e o Judiciário. O Ministério Público. A imprensa. Os negacionistas das mudanças climáticas. O eleitor que vota mal. A sociedade que não exige soluções viáveis, eficazes e permanentes.

Enquanto os políticos digladiam pelo seu voto a cada eleição e você cai na conversinha marqueteira deles, preocupado se fulano é direitista ou beltrano muito esquerdista, estão aí brasileiros morrendo à nossa direita, à nossa esquerda e à nossa frente. Você percebe que é massa de manobra?

Claro que é importante saber qual a ideologia e o passado dos candidatos, mas se preocupe primeiro em eleger quem tem propostas concretas para o dia a dia do país, a sustentabilidade, a saúde, a educação, a cultura, a economia, a justiça social, a qualidade de vida. Vamos tentar acertar dessa vez.