segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Uma chance pela paz e pela vida


Toda guerra é insana e merece total repúdio. Mais ainda quando envolve ideias expansionistas ou subjuga países mais fracos por líderes autoritários e sem qualquer resquício de humanismo e bom senso. Quantas vítimas inocentes morrem por motivos absolutamente injustificáveis?

A invasão da Ucrânia pela Rússia é mais uma dessas páginas deploráveis da História. E aqui não buscamos mocinhos ou vilões. Não faz muita diferença se os invasores são de esquerda ou de direita, se os motivos alegados são ofensivos ou defensivos, se a soberania e a liberdade de uns estão ameaçadas pelos outros ou vice-versa. A insanidade é generalizada.

Temos o azar de viver nessa época de fraquejadas da natureza como Bolsonaro, Putin, Trump e outros políticos doentes da atualidade que chegaram ao poder e tem a força de seguidores igualmente incivilizados e psicopatas. Repetição cíclica da era de Hitler, Mussolini, Franco, Stalin e outros. Tristes tempos.

O mundo corre riscos inimagináveis. Se não bastasse todo o mal que o homem faz a si mesmo, à vida e à natureza com as agressões ao clima, à terra, ao ar, às águas, à flora e à fauna, há todo esse contexto de disputas sangrentas pelo hegemonismo político, ideológico, econômico, religioso, cultural e comportamental entre as nações e seus representantes muitas vezes indignos e despreparados.

Não são fronteiras territoriais que vão nos separar indefinidamente, nem diferenças políticas, pessoais ou financeiras. Mas será a união de homens e mulheres conscientes que vão nos manter vivos. Queremos paz. Precisamos sobreviver e vencer estes insanos com civilidade, humanismo, inteligência, coragem, liberdade e fé.