terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

E aí, vamos votar errado outra vez?


Enfim a política institucional volta a funcionar agora com os políticos retornando do recesso. Também o Supremo Tribunal Federal terá um papel decisivo nesta semana para confirmar ou não a permissão das federações partidárias e os seus prazos finais.

A princípio, a legislação que estabeleceu as federações (essa pedalada sacana na proibição das coligações) determina que a junção dos partidos deve estar formalizada em apenas dois meses. Um tempo bastante restrito para juntar água e óleo, interesses diversos, ideologias distintas e a egolatria de cada candidato.

Daqui a oito meses o brasileiro estará nas urnas para votar para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Desde a redemocratização, após os 21 anos de ditadura, nunca as nossas instituições democráticas e republicanas estiveram tanto em risco como neste momento. Fica esperto!

É difícil contar com a responsabilidade, a coerência e o comprometimento público desses atuais inquilinos do poder (do Executivo, do Legislativo e do Judiciário). Então, vamos torcer por uma luz na consciência do eleitorado. Que saibamos votar melhor para não persistir nos mesmos erros que afundam o país.

Informe-se. Reflita. Não caia nos velhos truques das campanhas eleitorais bilionárias. Reaja a fanáticos e lunáticos de direita ou de esquerda. Não acredite em qualquer coisa que você vê postada nas redes. Duvide de promessas mirabolantes ou de quem diz que sozinho vai mudar a política. Não existem salvadores da pátria. O golpe tá aí, cai quem quer.