segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Moro presidente significa o que, exatamente?


Quem acha que vai resolver esse inferno brasileiro após o desgoverno do presidente demente elegendo no lugar Sergio Moro, parece ser ingênuo, desinformado ou mal intencionado. Nem quero comparar Moro e Bolsonaro, um humano falho com um verme. Mas Moro seria a continuidade do bolsonarismo sem Bolsonaro.

Quando a “conje” declarou que o marido e o meme que virou presidente eram “uma coisa só”, ela devia saber do que estava falando. Ao entrar no ministério bolsonarista, Moro deu suas credenciais políticas e ideológicas. Pior: ao virar cúmplice da familícia, presenciando aquelas reuniões de bandidos, lunáticos e irresponsáveis sem reagir, ele endossou as ações e omissões de Bolsonaro.

Ok, pode até ser atenuante a demissão posterior, mas ainda assim foi covarde e ineficaz: Moro não denunciou (e não provou nada, o que parece ser o modus operandi do ex-juiz) toda a série de ilegalidades e contravenções que presenciou em um ano e quatro meses como cupincha do bolsonarismo. Agora vem com a intenção de assumir o lugar da besta-fera, cercado de oportunistas e bolsonaristas arrependidos.

Qual o preparo de Moro para ser presidente do Brasil? Quais as suas bandeiras, suas ideiais, seus programas? Quem governaria o país ao lado desse suposto herói, caçador de corruptos e inimigo número 1 de Lula (admitindo que o petista seja o chefão da máfia), senão os mesmos bandidos que corromperam ou foram corrompidos em todos os governos das últimas décadas?

Moro vai governar sozinho? Vai (sem trocadilho) moralizar a política? Vai botar ordem no Executivo, no Legislativo e no Judiciário? Como? Basta a sua presença mágica para mudar o sistema? Ou, ao contrário, ainda que fosse realmente bem intencionado, ele seria engolido pelas engrenagens da velha política e dos tradicionais esquemas mafiosos do poder?