quarta-feira, 2 de março de 2022

A importância do Parque da Mooca também no enfrentamento das enchentes: a solução está pronta na Câmara Municipal. Eles vão nos ouvir dessa vez?


Enquanto a população paulistana vai contabilizando os prejuízos por mais uma enchente, como é típico em todo começo de ano, vamos pedir outra vez a atenção da Prefeitura e da Câmara de São Paulo para o projeto do Parque da Mooca.

Alô, prefeito Ricardo Nunes, vereadoras e vereadores paulistanos. Vocês conseguem compreender a importância de manter áreas verdes preservadas e permeáveis na malha urbana até para minimizar as enchentes e os efeitos deletérios das mudanças climáticas?

Vamos retomar um assunto recorrente, que não parece preocupar ou sensibilizar muito o poder público, mas que é essencial para a região metropolitana de São Paulo, para a sustentabilidade, a saúde e a qualidade de vida de toda a população.

Vocês estão analisando o Plano Diretor da cidade e diversos projetos de intervenção urbana que vão redefinir as regras de planejamento, crescimento e ocupação da capital paulista, com reflexos permanentes para o futuro de todos nós.

Então, nada mais justo que repetirmos a antiga e meritória reivindicação da aprovação do Parque da Mooca na totalidade do terreno da antiga Esso. Uma iniciativa absolutamente simples, basta vontade política, mas que vai ser marcante para as nossas vidas. Apóiem esta causa, por favor!

Não permitam que esta área que é a última disponível em todo o centro expandido para a implantação de um grande parque público, preservado e permeável, seja destruída por empreendimentos imobiliários e pela ganância financeira de uns poucos privilegiados e inconsequentes.

Espaço para moradia não falta nessa região da Mooca, com suas antigas fábricas, galpões abandonados, comércio deteriorado, velhos cortiços, ruas inundadas por enchentes e as margens da linha férrea que clamam por uma intervenção urbanística eficaz.

Claro que habitação sempre será uma ação prioritária de governo, mas respeitem por favor esse nosso último ambiente em que podemos resgatar um pouquinho da nossa flora e fauna, dando literalmente um respiro nesse ambiente cinza sufocante e impermeável.

Contamos com a ação responsável e consciente de cada vereador e vereadora da cidade de São Paulo, do prefeito e do governador. Os projetos que podem dar a destinação reivindicada para a área do Parque da Mooca estão todos em condição de pauta na Câmara. Dêem este presente à cidade! Façam a coisa certa!