segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Que o meu voto ajude a derrotar Bolsonaro, amém! 🙏🏻


O apoio a Lula reúne ao menos oito ex-presidenciáveis (de Alckmin a Boulos, de Marina a Meirelles, de Cristovam a Luciana Genro) com uma coligação partidária forte, mas limitada a seis partidos tradicionalmente de esquerda, porque outros se recusam até mesmo a conversar (de Ciro a Roberto Freire, do oportunista Kassab aos tucanos que hoje controlam uma legenda decadente).

FHC também já sinalizou apoio ao Lula, com seus principais amigos e assessores (da sua fundação, inclusive) declarando publicamente o voto. Mas a patrulha do PSDB impede algo mais incisivo.

As pesquisas indicam possibilidade de vitória do PT no 1º turno. Isso mostra que o eleitorado parece ver algum sentido em eleger Lula, certo?

Então, a “culpa” por não existir uma frente mais ampla, como criticam os analistas antipetistas, não parece ser única e exclusiva do PT.

O que outros partidos (PSDB, MDB, Cidadania, PSD, União) fizeram institucionalmente para dialogar com Lula (ao contrário de PSB, PV, Rede, PSOL, PCdoB)?

Aliás, o que esses partidos construíram de alternativa viável? Vai me dizer que a candidatura da Simone é pra valer? Ou de Soraya? Vá ver se os parlamentares desses partidos estão apoiando estas candidatas. Mentira!

De concreto, todos sabemos, a escolha é necessariamente entre Lula e Bolsonaro. Mais que isso: vai vencer quem tiver menor rejeição, numa guerra violenta entre o antipetismo e o antibolsonarismo.

Eu escolhi meu lado: quero derrotar Bolsonaro. Alguns isentões não julgam isso importante, ou nem tão primordial neste momento. Assim elegeram Bolsonaro em 2018 e podem ajudar a reeleger neste ano. Ou alimentar outras aventuras golpistas. Eu estou fora disso. Voto Lula.