terça-feira, 30 de agosto de 2022

Show de Simone e Soraya vai interferir na eleição? Lula e Bolsonaro perderam votos?


Começam a sair os resultados das pesquisas realizadas após o primeiro debate da Band, o início do horário eleitoral e a rodada de entrevistas no Jornal Nacional com os principais candidatos à Presidência da República.

Houve quase um consenso de que as duas mulheres candidatas, Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União), protagonizaram os melhores momentos do debate, que teve também participação bem destacada de Ciro Gomes (PDT) e Felipe D’Avila (Novo).

Mas nem a participação sofrível e bastante criticada de Jair Bolsonaro (PL) e de Lula (PT) no debate, após as boas entrevistas de ambos na Globo, serviu para ameaçar a polarização que domina o cenário eleitoral e certamente chegará até o 2º turno (essa é uma constatação óbvia, podem printar e me cobrar em 2 de outubro).

Simone e Soraya, Ciro e Felipe mostram que não será por falta de opção - da esquerda à direita, passando pelo centro - que a eleição seguirá polarizada entre Lula e Bolsonaro (e sobretudo entre antilulistas e antibolsonaristas).

Mas a 3ª via simplesmente não existe. É uma narrativa fake. A política no Brasil permanece dividida em dois blocos: governo e oposição. Não é à toa que o grupo de corruptos e oportunistas do Centrão seja tão majoritário e influente. Há décadas, com qualquer presidente, lá estão (e estarão) eles para negociar apoio em troca de favores, privilégios e interesses pessoais.

Só há expectativa de vitória com Bolsonaro ou Lula - e isso é o que move o mundo político. Enquanto existirem bilhões de reais dos cofres públicos destinados aos fundos partidário e eleitoral, orçamento secreto, emendas parlamentares e o monopólio desse sistema corrompido sobre as eleições, nada vai mudar. É um círculo vicioso.

Simone e Soraya deram um show? Sim, sem dúvida. Movimentaram o debate, pautaram os principais assuntos, denunciaram o machismo e a misoginia do presidente demente, mostraram a fragilidade dos favoritos… mas, e daí? Você conhece alguém que mudou o voto após o debate? Ou tudo isso só confirmou a intenção inicial?