terça-feira, 30 de maio de 2023

A política é um antro de picaretas


Cada vez que eu critico genericamente os políticos e todos os partidos, surgem alguns “donos da verdade” apontando equivocadamente que eu faço um discurso anti-política, que eu equiparo indevidamente os opostos ou que a minha opinião fortalece a busca por salvadores da pátria.

Sou obrigado a contrariar esses babadores de ovo, de um lado ou de outro (e também da fracassada 3ª via). O que eu defendo é que se cobre e fiscalize igualmente todos os governos. Reafirmo que não há herói ou santo na política, seja situacionista ou oposicionista. Que não existe um único partido 100% isento nem acima do bem e do mal. Simples assim.

Portanto, se a maioria dos políticos é ruim (você discorda?), também não tem como passar pano para o eleitorado. Nenhum mandatário chegou lá por acaso. Todo eleito representa igualmente, pelo voto, alguma fatia expressiva da sociedade. Então, uma política doente reflete uma sociedade também doente. É mentira?

Você viu a quantidade de políticos eleitos em 2022 que tiveram suas contas rejeitadas ou aprovadas com ressalvas? Não se exime um único partido. E o dia-a-dia no Legislativo, você conhece ou imagina os conchavos que acontecem por ali? Você realmente acredita que existem muitas diferenças entre o modus operandi dos blocos de direita, esquerda ou do centrão? Doce ilusão.