quarta-feira, 17 de maio de 2023

Quando os cidadãos de São Paulo vão reagir aos péssimos políticos? No Dia de São Nunca?


Neste 16 de maio fez dois anos da morte do então prefeito Bruno Covas. Dois anos, portanto, que Ricardo Nunes assumiu definitivamente a Prefeitura de São Paulo. Você conhece a figura? Não teria competência para ser zelador de condomínio. Ex-vereador medíocre, prefeito idem.

Se Ricardo Nunes sair andando sozinho na Praça da Sé não será reconhecido por ninguém. É inexpressivo. O anonimato só é menor que a incompetência. Parece um figurante no Executivo, despachante de luxo dos interesses de quem comanda de fato a politicagem paulistana a partir da Câmara Municipal. Uma assombração bolsonarista.

O mais recente escândalo escancarado pela imprensa é a situação dos cemitérios e do serviço funerário, após décadas de precarização planejada exatamente para justificar a privatização efetuada há três meses. Os preços já subiram até 1.000%. O modus operandi da máfia continua o mesmo. Topa tudo por dinheiro. Lixo, abandono, descaso, corrupção.

O loteamento de secretarias e subprefeituras, entregues de porteira fechada para partidos aliados e vereadores cúmplices, mantém o esquema de propinas e conchavos que antigamente provocou a prisão e cassação de alguns poucos vereadores. Hoje parece tutti buona gente. Nem vereador racista é cassado, quanto mais corrupto em seu habitat natural.

E a cidade segue afundando num buraco (ou em muitos buracos), no sentido literal e figurado. Ano que vem tem eleição. Os profissionais da política já estão se juntando para te enganar com os truques previsíveis de sempre. Sabe o que é pior? A probabilidade que a maioria do eleitorado caia outra vez…