segunda-feira, 8 de maio de 2023

Quem será o Ricardão do Bolsonaro na eleição de 2024?


O fim-de-semana do prefeito de São Paulo, o ainda anônimo Ricardo Nunes, foi bastante simbólico daquilo que ele representa como político rasteiro e sorrateiro que é: saiu rastejando atrás do apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Ex-vereador medíocre, imposto como vice de Bruno Covas na expectativa oportunista e bem sucedida de assumir o cargo devido à doença que tiraria a vida do titular do cargo em maio de 2021, ele já prepara o caminho para uma improvável reeleição.

O apoio de políticos e partidos tradicionais não lhe faltam, afinal ele tem o controle de um orçamento municipal de R$ 95 bi, entre outros atrativos que fazem com que vereadores e cupinchas se comportem com fidelidade canina e sigam comendo na mão do prefeito e abanando o rabinho até a proximidade das eleições de outubro de 2024 (até decidirem com quem vão ladrar).

Veja o caso do PL, por exemplo, o partido de abriga Jair Bolsonaro e também faz parte da base governista na Câmara de São Paulo, com direito a cargos, emendas orçamentárias e tantas outras benesses na Prefeitura. A legenda vai apoiar a reeleição de Ricardo Nunes ou lançar Ricardo Salles? A briga (quase física) já começou.

Salles é aquele ex-ministro do extermínio do Meio Ambiente, famoso por “passar a boiada” de ilegalidades bolsonaristas durante a pandemia. O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, ex-presidiário do mensalão, segue com um pé em cada canoa e mantém a dubiedade típica dos políticos canalhas. Bolsonaro, idem.

Enquanto isso, o gado bolsonarista segue à espera do toque do berrante, aguardando a ordem para saber aonde a grama vai estar mais verde para pastar na próxima eleição paulistana. Qual dos Ricardos o PL vai apoiar, afinal? Salles ou Nunes? Ricardinho ou Ricardão?