sábado, 18 de dezembro de 2021

“E o Lula? E o PT?”: Atire a primeira pedra o político de um partido imune a corruptos!


Houve corrupção nos governos do PT. É inegável, a não ser que estejamos falando com alienados ou com a torcida uniformizada. Estão aí os episódios emblemáticos do mensalão e do petrolão para nos lembrar, entre outros. O PT errou. Cometeu crimes. Contravenções. Ilegalidades. Irregularidades.

Pecou tanto quanto os demais partidos políticos e governos desde Cabral (digo o navegador português, de 1500; não o ex-governador do Rio, único preso ainda da Operação Lava Jato). Ou pecou mais, até, não porque a corrupção tenha sido maior nas gestões petistas (nem sei se foi ou não, nem vem ao caso agora), mas por permitir que ela existisse. O PT traiu a sua própria história ao corromper e se deixar corromper.

Isso posto, é importante dizer que a corrupção não foi invenção ou exclusividade de um governo ou partido. Nem qualquer um deles jamais esteve imune a corruptos e esquemas criminosos. Caixa 2, licitações dirigidas, compras superfaturadas, desvios de verbas, loteamento de cargos, funcionários fantasmas, pagamento de comissões, nepotismo, troca de favores, compra de votos, emendas eleitoreiras, rachadinhas, orçamento secreto, mau uso do dinheiro público.

Em maior ou menor grau, todos os mais de trinta partidos oficializados no Brasil tem um histórico de contas reprovadas e políticos suspeitos de corrupção, investigados, indiciados ou condenados em suas fileiras. Nenhum brasileiro eleito é 100% puro. Ninguém que tem mandato ou ocupa algum cargo público é totalmente inocente. O mais bobo dá nó em pingo d’água. Se não participou diretamente de alguma ilegalidade, foi omisso, cúmplice ou conivente com o que acontece ao redor. Isso já faz parte da nossa cultura político-partidária e eleitoral.

Aonde quero chegar com esse raciocínio? Simples. Devemos fazer vistas grossas à corrupção? É evidente que não! Mas ninguém tem moral para condenar o candidato de um só partido como se fosse o único ou maior antro de corruptos por metro quadrado, porque a corrupção é generalizada. Precisa ser combatida? Claro que sim! Mas não foi até hoje por nenhum desses que fazem discurso de salvadores da pátria. Nenhum.

“Ah, mas fulano nunca foi condenado”. Sim, mas será que fulano não tem foro privilegiado, não controla a Polícia Federal, não tem esquema no Judiciário, não comprou o apoio do Centrão no Congresso com os mesmos métodos que dizia combater antes de se eleger? “Ah, mas beltrano é diferente”. Diferente em que, se cometeu arbitrariedades e ilegalidades na função pública que ocupou até então. E o partido dele? E seus apoiadores? Viu a ficha criminal dessa turma? Ora, ora…

Vote em quem você quiser: Bolsonaro, Lula, Moro, Ciro, Doria ou qualquer outro. Estabeleça o critério de escolha que lhe parecer mais conveniente ou apropriado, mas não venha com discurso moralista hipócrita nem conversinha de que escolheu seu candidato porque a sua prioridade é combater a corrupção. Estão todos no mesmo barco. A política é uma draga e ninguém vai governar sozinho. Não estamos no País das Maravilhas, Alice. Acorde.