sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

O bolsonarismo precisa ser exterminado, mas não basta derrotar Bolsonaro


Bolsonaro é inimigo da ciência, da inteligência, da cultura, da educação, do meio ambiente, da economia, da sociedade, da boa política. Bolsonaro faz mal à saúde, à sustentabilidade, à vida. Mas é claro que o presidente demente não é o único culpado por tudo, ele simplesmente personifica o que existe de pior.

O negacionismo dessa corja, o ódio, o preconceito, a ignorância, o fanatismo, o fascismo: o bolsonarismo reuniu a escória do país em torno de um projeto de poder - e chegou lá! Agora quer permanecer a qualquer custo, seja com o próprio Bolsonaro ou com outro nome mais palatável disfarçado de 3ª via (O golpe tá aí, cai quem quer).

O desgoverno Bolsonaro é um fracasso em todos os aspectos. Um retrocesso inominável. Seus quatro deploráveis anos vão deixar uma herança maldita de décadas. O Brasil vai penar para se recuperar em todos os índices de desenvolvimento humano, econômico e social. Fora o que não terá mais salvação, resultado do pacote de crimes ambientais bolsonaristas. Gerações de brasileiros estão comprometidas, assim como a flora, a fauna, biomas e recursos hídricos.

Mas ainda assim há uma legião de apoiadores fanáticos e lunáticos, além dos oportunistas de plantão - e estão aí o Centrão com seus agregados mafiosos no Congresso Nacional, milicianos e operadores estratégicos no sistema judiciário - que não nos deixam esquecer que o bolsonarismo é um sistema complexo (que funciona agora com Bolsonaro mas se mimetiza a qualquer inquilino do poder).

Você pode ser de direita, de esquerda ou de centro. Você pode ser liberal, conservador, progressista, reacionário. Você pode ser o que quiser. Mas não me venha defender Bolsonaro sob qualquer argumento racional, muito menos patriótico, religioso, partidário, ideológico. Ser bolsonarista te exclui do rol das divergências políticas e humanas. Ser bolsonarista te torna um verme - e a ação vermicida deve ser de amplo espectro na sociedade para derrotar todas as variantes desta doença.