quarta-feira, 25 de maio de 2022

Quem acredita que a candidatura da Simone Tebet é pra valer?


Até seria bom que fosse. Afinal, Simone Tebet, senadora do MDB pelo Mato Grosso do Sul, aos 52 anos de idade, parece ser uma mulher íntegra, inteligente, política combativa, com excelente formação e bom conhecimento dos problemas do país.

Porém, o que o partido dela e outras legendas que integram aquilo que chamam de forma conveniente (e equivocada) de 3ª via querem de verdade é uma presidenciável café-com-leite, que não atrapalhe os interesses individuais de cada parlamentar atrelado a Lula ou Bolsonaro, e que busca desesperadamente a sua própria reeleição.

MDB, PSDB, Cidadania e União Brasil (junção oportunista do DEM com o PSL) dão guarida para bolsonaristas envergonhados e eternos governistas (seja quem for o presidente). Esses partidos não vão lançar uma candidatura pra valer (a não ser que houvesse chances reais de vitória, o que parece, hoje, longe da realidade diante deste quadro polarizado).

Simone Tebet vai para o jogo como se fosse o Juventus, ou a Lusa. Aquele time pequeno, de tradição, que tem até a simpatia de todos os demais torcedores (do Palmeiras, do Corinthians, do São Paulo, do Santos), desde que não ofereça risco ao título dos grandes. Mas sua torcida não vai lotar uma kombi.