terça-feira, 10 de maio de 2022

Xerife, xerifinho e a malandragem eleitoral às custas da boa fé do povo


A Câmara Municipal de São Paulo é aquilo que a gente já conhece: uma casa de despachantes de luxo dos mais diversos interesses (na maioria das vezes que atende a pequenos grupos em detrimento da maioria da sociedade), com raras e honrosas exceções.

Entre os 71 projetos em pauta nesta terça-feira, 10 de maio, por exemplo, no meio de mais um benefício fiscal a igrejas evangélicas e outros tantos temas corporativistas, vou pinçar um caso concreto do que passa despercebido da maioria da população e da grande imprensa, mas deveria nos causar verdadeira ojeriza.

Veja o que propõe o suplente de vereador Jorge Wilson Filho, do Republicanos, na pauta de hoje: simplesmente concede o título de cidadão paulistano ao papai dele, o deputado estadual Jorge Wilson, também conhecido como “Xerife do Consumidor” em suas reportagens sensacionalistas nos telejornais da Rede Record.

Veja que situação inusitada: nessa linha de produção populista da Record (em parceria com o Republicanos, ou seja, a TV e o partido da Igreja Universal), que já elege de quatro em quatro anos Celso Russomanno e toda uma associação de pastores e cúmplices dessa indústria do dízimo e da exploração do povo, saiu mais uma aberração eleitoral.

O personagem “Xerife do Povo” se elege deputado estadual (é novamente candidato à reeleição), em dobradinha com Russomanno federal, e ainda faz do filho de apenas 20 anos o 1º suplente na Câmara Municipal de São Paulo. O filhinho assume por um breve período a cadeira de vereador e faz logo um projeto que homenageia o papai, para ajudar na campanha. Não é lindo isso? Ô fofura!