terça-feira, 19 de novembro de 2019

Semana curta pelo feriado de Zumbi tem em pauta na Câmara Municipal conselhos tutelares tutelados, homenagem a Marielle Franco e retorno de projeto que ficou pendente por expor favorecimento político

Em uma semana curta por causa do feriado da Consciência Negra nesta quarta-feira, 20 de novembro, a Câmara Municipal de São Paulo pode votar hoje (terça, dia 19) novas CPIs. Temas propostos não faltam. O que não se encontrou ainda foi um consenso.

A pauta da sessão extraordinária segue basicamente com os itens restantes das últimas semanas, com projetos de vereadores e o 1º item que trata do funcionamento dos Conselhos Tutelares. O assunto pode travar a pauta, já que os vereadores da bancada evangélica parecem interessadíssimos em (trocadilhos à parte) tutelar estes conselhos.

Também está aberto mais um "plenário virtual" com projetos de denominações e honrarias. Das 11 propostas em votação até o dia 28 de novembro, a mais polêmica deve ser uma praça com o nome de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro assassinada em 14 de março de 2018.

Tem ainda Medalha Anchieta e diploma de gratidão ao cantor Tato, do grupo de forró Falamansa, e uma controversa concessão de salva de prata que ficou pendente no início do mês e expõe como essas honrarias são entregues sem critérios muito claros e podem ser usadas para troca de favores pessoais e políticos (lembre aqui).