quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Vereadores aprovam revitalização do centro antigo; população dos bairros reivindica programas de reurbanização como o PIU Vila Leopoldina

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, o programa "Triângulo SP", que prevê a revitalização social, econômica e turística da região central.

O programa abrange os distritos da Sé, Luz e República, ao incentivar, por exemplo, o funcionamento 24 horas do comércio e dos serviços ali prestados, sete dias por semana, e pretende deixar a região mais atraente e convidativa.

Para tanto, o prefeito Bruno Covas (PSDB) promete tornar o ambiente mais seguro e adequado para a circulação e permanência dos frequentadores e trabalhadores ao valorizar as atrações turísticas; melhorar o trânsito, as calçadas e a iluminação; recuperar fachadas e a infraestrutura; e diversificar as atividades ali desenvolvidas, facilitando principalmente a instalação da chamada economia criativa, priorizando as áreas de gastronomia, lazer, entretenimento, turismo e inclusão social.

PIU Vila Leopoldina

Mais de 100 moradores da região da Lapa (basicamente das comunidades Linha, Nove e Cingapura), região bastante castigada com as chuvas desta semana, estiveram na Câmara para reivindicar dos vereadores a aprovação do PIU Vila Leopoldina, um programa de intervenção urbanística que trata principalmente da solução dos problemas de alagamentos e sub-moradias.

O PIU Vila Leopoldina pode reurbanizar uma área de 300 mil m², que inclui a Marginal Pinheiros (junto à Ponte do Jaguaré), as avenidas Queiroz Filho e Dr. Gastão Vidigal, e a rua Professor Ariovaldo Silva.

Foi defendido em plenário pelos vereadores Soninha Francine e Cláudio Fonseca, dupla do Cidadania, Police Neto (PSD), Paulo Frange (PTB), Antonio Donato e Eduardo Suplicy, ambos do PT. A expectativa é que o PIU Vila Leopoldina seja pautado para ser votado logo após o Carnaval.

O curioso é que, enquanto há projetos urbanísticos com discussão bastante avançada e visivelmente desejados pela população, outros como o PIU Bairros do Tamanduateí pode ter consequências deletérias, como construir até 20 mil unidades habitacionais na área verde que é reivindicada por toda a população para implantação do Parque da Mooca, no terreno da antiga Esso. Estamos de olho!

Aprovação de 32 projetos dos vereadores

Foram aprovados outros 32 projetos de vereadores, entre eles a obrigatoriedade de todos os estabelecimentos comerciais informarem em cartaz, de forma visível, quando o prazo da mercadoria à venda tiver o seu prazo de validade inferior a 30 dias.

Trata-se de uma medida de claro interesse do consumidor, que depende agora da sanção do Executivo. Equivocadamente, porém, em nome de um "liberalismo" enviesado, os vereadores Janaína Lima (Novo) e Fernando Holiday (DEM) votaram contra. É o tipo de ideologização burra.

Leia mais:

O que esperar dos Projetos de Intervenção Urbana? Não queremos nem mais um "PIU" dos vereadores sem ouvir a população sobre o futuro da cidade de São Paulo

Alô, prefeito Bruno Covas e vereadores paulistanos: o #Suprapartidário também defende o Parque na Mooca

A natureza resiste nesses 466 anos de São Paulo