segunda-feira, 2 de março de 2020

Conheça as emendas parlamentares executadas pela Prefeitura de São Paulo para atender os 55 vereadores

Você já deve ter ouvido falar sobre as “emendas parlamentares”, mas pouca gente sabe como isso funciona exatamente e quase ninguém acompanha a sua execução.

É praticamente um dinheiro “carimbado”. Isso existe em todas as casas do Legislativo. Lá no Congresso Nacional (aliás, é o assunto da semana), na Assembleia Legislativa do Estado e também na Câmara Municipal de São Paulo.

Aqui na cidade não há ainda o “orçamento impositivo”, mas o prefeito Bruno Covas (PSDB) trabalha com uma cota por vereador. Todos são atendidos, inclusive os parlamentares das bancadas de oposição.

Assim, os 55 vereadores paulistanos destinam nominalmente uma fatia do Orçamento municipal para obras, serviços ou atividades que tenham relevância para cada mandato, para suas áreas de atuação ou redutos eleitorais.

Para facilitar, a Prefeitura de São Paulo torna esse documento público. Vereador por vereador, você pode conhecer as prioridades de cada um e quanto de dinheiro do Orçamento foi liberado para cada uma das emendas.

Aqui você acessa o link oficial para as listas de emendas liberadas nos últimos anos, com especial atenção para os três primeiros anos da atual legislatura, de 2017 a 2019:

Seguiremos acompanhando a liberação das emendas em 2020, lembrando que este é um ano eleitoral, e divulgaremos detalhes oportunamente.