domingo, 15 de dezembro de 2019

Câmara Municipal de São Paulo reelege o vereador tucano Eduardo Tuma presidente e Milton Leite, do DEM, vice; enquanto o PT racha na indicação do 1º secretário

Foi eleita neste domingo, 15 de dezembro, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo para o ano de 2020.

Como era previsto em acordo que envolveu todos os partidos e os 55 parlamentares da Casa, o presidente reeleito é o vereador Eduardo Tuma (PSDB). O 1º vice-presidente, também reeleito, é Milton Leite (DEM).

Há uma relevância ainda maior nessa escolha para 2020: além de ser ano eleitoral, na prática o presidente da Câmara é também o vice-prefeito de São Paulo (cargo vago desde a renúncia do então prefeito João Doria, que disputou e venceu a eleição para governador em 2018).

Como o prefeito Bruno Covas (PSDB) vem se tratando de um câncer bastante agressivo, e eventualmente poderá se licenciar da Prefeitura nos períodos de internação, o cargo tem extrema importância estratégica para o futuro da cidade.

É importante lembrar que, se assumir o cargo de prefeito a partir de abril de 2020, mesmo que por um único dia, o presidente da Câmara (o vice ou qualquer outro vereador integrante da Mesa Diretora) estará inelegível para o Legislativo nas eleições de outubro.

PT racha na escolha do 1º secretário

A indicação pelo PT para a 1ª Secretaria causou constrangimento. Foram lançados dois candidatos petistas (Reis e Alessandro Guedes), expondo uma divisão interna agravada também pela disputa entre pré-candidatos à Prefeitura em 2020.

Como é praxe nas eleições das casas parlamentares, o PT defende a proporcionalidade das bancadas para compor a Mesa Diretora. Assim, vem ocupando normalmente a 1ª Secretaria, por acordo, já há algumas legislaturas.

Para 2020, porém, a bancada do PT rachou numa disputa fratricida de suas tendências. No início da legislatura, em 2017, dos 9 vereadores petistas, quatro pertenciam à tendência CNB (Construindo um Novo Brasil) e quatro à Novos Rumos, além do independente Eduardo Suplicy. Ficou acordado que ambas ocupariam a Mesa Diretora, cada uma por dois anos.

Pois agora dois vereadores (Juliana Cardoso e Alessandro Guedes) migraram internamente de uma tendência para outra, formando nova maioria na bancada e quebrando o acordo anterior.

Assim, os vereadores ReisAntonio Donato ficaram isolados na bancada petista e, contrariando a Liderança na Casa e também os diretórios municipal e estadual, mantiveram a candidatura dissidente para marcar posição, mesmo sabendo que seriam derrotados, expondo o racha interno e denunciando a "dinastia Tatto" (que além de dois vereadores inclui um deputado federal, um deputado estadual e o pré-candidato a prefeito Jilmar Tatto).

Então, a Mesa Diretora para 2020 será composta por:

Presidente: Eduardo Tuma (PSDB)
1º Vice-Presidente: Milton Leite (DEM)
2º Vice-Presidente: Celso Jatene (PL)
1º Secretário: Alessandro Guedes (PT)
2º Secretário: Souza Santos (Republicanos)

1º Suplente: Soninha Francine (Cidadania)
2º Suplente: Claudinho de Souza (PSDB)


Corregedor-Geral: Eliseu Gabriel (PSB)