quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

São Paulo: Do voucher na educação ao Dia do Cão

Os vereadores paulistanos aprovaram, com 37 votos favoráveis e 9 contrários, o Programas Mais Creche, que institui o "voucher" (ou vale-dinheiro) na educação infantil paulistana, destinado às famílias com crianças na fila de espera de creches e escolinhas da rede pública e que, portanto, terão seus filhos matriculados em entidades privadas cadastradas e pagas pela Prefeitura.

A Prefeitura se compromete a pagar R$ 727 por criança encaminhada às creches particulares. Hoje são aproximadamente 340 mil crianças matriculadas nos CEIs (Centros de Educação Infantil) da rede pública. Há, porém, um déficit de cerca de 75 mil vagas. Pelo projeto aprovado, poderá ser atendido o equivalente a 10% das vagas abertas, algo próximo a 34 mil vagas.

As demais crianças na fila, que não forem atendidas pelo Programa Mais Creche, poderão entrar em outro novo programa aprovado pelos vereadores nesta quarta-feira, 4 de dezembro, o Bolsa Primeira Infância. Com isso, cada família poderá receber R$ 100 por criança sem creche , desde que atendidos os critérios de vulnerabilidade social.

Plenário Virtual

Na pauta submetida nesta semana ao voto digital dos vereadores, há algumas datas comemorativas inusitadas, intervenções religiosas e uma mistura de doenças a serem lembradas, talvez por inspiração da tendência de associar cada mês a uma cor e doença diferente, como "outubro azul", "novembro rosa" etc.

Assim, estão pautados, por exemplo, o Dia da Conscientização da Síndrome de Edwards, a Semana de Prevenção e Conscientização dos Males Causados pela Endometriose e a Semana de Luta Contra as Hepatites. Há ainda uma Semana da Conscientização de Vagas de Estacionamento para Deficientes.

Na seara evangélica, as propostas são o Dia do Congresso do Fogo de Avivamento para o Brasil e a inclusão, no calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo, do Festival Anual da Música Gospel.

As datas inusitadas são o Dia do Dominó, a Semana Municipal do Tchoukball (pronuncia-se chuquibol), que se autodefine como "um esporte coletivo desenvolvido na década de 1960 a partir dos pensamentos de um médico suiço, o Dr. Hermann Brandt, com o objetivo de ser uma ferramenta para trazer felicidade" e, para finalizar, o Dia do Cão.