sábado, 18 de abril de 2020

Bolsonaro: Mito ou mitômano?

Em 472 dias como presidente, Jair Bolsonaro deu 902 declarações falsas ou distorcidas

São quase duas mentiras ou fake news por dia. Isso despejado exclusivamente da boca do presidente, sem contar os filhos problemáticos e a horda de bolsonaristas fanáticos, lunáticos e milicianos virtuais.

Este levantamento agrega todas as declarações de Bolsonaro feitas a partir do dia de sua posse como presidente. As checagens são feitas semanalmente.

Durante a pandemia do novo coronavírus, então, a desinformação é ainda mais gritante. Declarações contrárias às recomendações dos órgãos de saúde, o incentivo a atividades públicas com aglomerações e o negacionismo da ciência causam indignação mundial.

Tudo, para Bolsonaro, se explica pelo confronto ideológico. Daí suas ações e atenções diárias voltadas basicamente para a luta contra um inimigo íntimo imaginário: o comunismo. A Covid-19 é uma invenção comunista, a oposição é comunista, a imprensa é comunista. O bolsonarismo é a salvação!

Apesar do obscurantismo, Bolsonaro não é burro. Ao contrário, essa tática é inteligente e talvez a única maneira de manter unida a sua legião de boçais. Ele alimenta diariamente o ódio e a mobilização constante da bolha bolsonarista com essas declarações estapafúrdias.

Daí os conflitos e intrigas diárias, o combate aos demais poderes, o desafio às leis, ao bom senso e ao estado democrático de direito. O bolsonarismo só sobrevive nesse esgoto ideológico. A apologia às armas, à ditadura e à tortura são muletas psicológicas para a sua afirmação, assim como o nacionalismo exacerbado, o machismo, a homofobia, a misoginia e a mentira.

Leia mais:

Aos Fatos: checagem diária

Controvérsias envolvendo Jair Bolsonaro

Bolsonaro diz ter informações de inteligência de um plano de Maia, Doria e STF contra ele

Bolsonaro sugere que jovens sejam infectados e virem "barreira" contra Covid-19

Sem apresentar provas, Bolsonaro diz que houve fraude eleitoral e que foi eleito no 1º turno