domingo, 3 de maio de 2020

Bolsonavírus transforma em zumbis um terço do Brasil

O novo exercício para reflexão durante esta nossa quarentena parece ser, ao menos para quem ainda não foi contaminado, tentar entender quem são, afinal, essas bestas bolsonaristas que representam um terço da população brasileira.

De qual esgoto saíram esses zumbis comedores de cérebros, infectados pelo bolsonavírus? Quando eles perderam suas características humanas, a capacidade de raciocinar, a empatia, a sensibilidade, a solidariedade, o senso de realidade?

Milícias de fanáticos e lunáticos, reais e virtuais, se não bastasse o estrago feito nas urnas, seguem em suas cruzadas insanas nas redes e nas ruas.

Marcados pelo ódio, pelo desprezo à ciência, à educação e à cultura, alimentados por fake news e impropérios variados, saem à caça de comunistas reais e imaginários para aquilo que o efeito manada acredita ser uma necessária purificação ideológica do Brasil.

É a barbárie atacando a civilização. O obscurantismo em guerra civil contra o estado democrático de direito. Um saudosismo fantasioso da ditadura militar, da censura e até da tortura. 

Reunimos alguns textos interessantes, uns mais antigos, outros absolutamente recentes (como o de hoje, de Fernanda Torres), que nos fazem pensar nisso tudo. Veja a seguir: