sábado, 16 de maio de 2020

Se o Brasil e o mundo estão parados, a culpa não é do Bolsonaro, que já mandou a gente voltar à vida normal

Se você precisasse de cuidados médicos, de um atendimento de urgência, de um pronto socorro, ou se alguém da sua família, uma mãe, um filho, tivesse um mal súbito, você correria para o hospital ou para o Palácio do Planalto? Procuraria um doutor em medicina ou o presidente da República?

Parece uma pergunta besta, mas no enfrentamento da pandemia do coronavírus muita gente prefere acreditar no achismo imbecilizado de Jair Bolsonaro do que na opinião abalizada de médicos e cientistas. O obscurantismo ideológico atropela a razão e o bom senso causando dor e morte.

O mundo todo recomenda este sacrifício que é o isolamento social como medida essencial para desacelerar a disseminação da Covid-19, menos Bolsonaro e os bolsonaristas.

Todos os países, todos os líderes, um a um, de cada nação civilizada, recorrem a resultados científicos e ao aprendizado diário no combate à doença para planejar os próximos passos, menos Bolsonaro e os bolsonaristas.

Será que a genialidade de Bolsonaro é tanta e tão inalcançável que apenas ele, em todo o planeta, está certo em desprezar esse vírus que não passa de uma gripezinha sem importância e pode ser curada pela cloroquina que seu exército passou a fabricar aos milhões (e por bilhõe$)?

Como pensar com a cabeça de um bolsonarista que acredita piamente que a mídia, presidentes, reis, ministros, governadores, prefeitos, médicos, cientistas estão todos errados ou mancomunados num grande plano chinês, uma conspiração comunista global para dominar o mundo, e que ele, o Messias bárbaro, é a nossa salvação?

Bolsonaro conclama empresários, juízes, parlamentares, eleitores e suas milícias para a guerra. Não contra o coronavírus, mas contra governantes que recorrem à ciência para salvar vidas. O mito, o iluminado, debocha do distanciamento, despreza o uso de máscara, desestimula a quarentena, promove aglomerações. Quer “vida normal”, o povo nas ruas, a economia girando.

Não contente apenas em lavar as mãos, demoniza e vilaniza seus opositores e joga nas costas alheias o peso da responsabilidade pela miséria, a fome e o desemprego. O governo federal não tem nada com isso. Aprovou a ajuda emergencial de R$ 600 e mandou acabar com o isolamento.

Se o Brasil e o mundo estão parados a culpa não é dele. Bolsonaro tem razão, chora esquerdalha, muge o gado e zurram os muares nos pastos da terra plana.