segunda-feira, 18 de maio de 2020

São Paulo antecipa feriados para tentar convencer a população a ficar em casa

A ideia é criar um mega-feriadão já durante esta semana, a partir de quarta-feira, para forçar o aumento do isolamento social e conter a disseminação do coronavírus em São Paulo.

A Câmara Municipal já antecipou dois feriados, a pedido da Prefeitura. A Assembleia deve seguir o mesmo caminho nesta terça-feira, por sugestão do Governo do Estado.

A adesão ao isolamento social vem despencando. O risco de contágio, portanto, aumenta a ponto de ameaçar o caos no sistema de saúde.

Algo precisa ser feito por governadores e prefeitos, que vem sendo vistos como vilões por parte da população, principalmente por conta da campanha irresponsável contra a quarentena, liderada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Duas medidas emergenciais tentadas pelo prefeito Bruno Covas e pelo governador João Doria já fracassaram. Primeiro foi o bloqueio do trânsito em algumas avenidas e vias de acesso da cidade de São Paulo. Depois, o rodízio em dias alternados, atingindo os carros pelo final da placa, par ou ímpar. 

A antecipação dos feriados é a última tentativa antes da implantação do chamado “lockdown”, o bloqueio total, ou confinamento imposto a toda a população, que fica proibida de circular nas ruas.

A intenção é decretar os feriados desta quarta-feira (20 de maio) até segunda-feira (25 de maio). Para isso, os feriados de Corpus Christi (11 de junho) e da Consciência Negra (20 de novembro) já estão antecipados para esta quarta (20) e quinta (21), por decisão dos vereadores. Na sexta-feira (22), será declarado ponto facultativo na cidade.

"Teremos aí um período de quarta, quinta, sexta, sábado e domingo onde a gente pode atingir os índices que nós atingimos no domingo, quando tivemos 56% de isolamento social aqui na cidade", explicou o prefeito Bruno Covas.

Os deputados também votarão projeto semelhante, que prevê a antecipação do feriado de 9 de julho (Dia da Revolução Constitucionalista) para a próxima segunda (25).

De acordo com o governo estadual, será feita uma recomendação para que outras prefeituras da Grande São Paulo antecipem os feriados municipais para os dias 26 e 27 de maio.

E você, o que acha dessas medidas emergenciais contra a pandemia da Covid-19 e as ações (e omissões) da Prefeitura, do Governo do Estado e da Presidência da República para promover (ou desestimular) o isolamento social e tentar desacelerar o contágio da doença?