terça-feira, 5 de maio de 2020

Vereadores paulistanos tratam de temas polêmicos: ISS de bancos, homeschooling, votação de homenagens e áudio vazado de whatsapp

Com mais de duas horas de diálogo e debate entre os vereadores paulistanos, alguns presentes na Câmara Municipal e a maioria pela internet, foi realizado o Colégio de Líderes nesta terça-feira, 5 de maio.

Vários assuntos foram tratados. De uma proposta de passar de 2% para 5% o ISS de bancos e instituições financeiras até uma eventual e polêmica implantação oficial do homeschooling (ensino doméstico ou residencial).

Também foi sugerida a retomada da votação de projetos dos vereadores, principalmente relacionados ao enfrentamento da pandemia de coronavírus e da consequente crise pós-quarentena, mas também homenagens e honrarias (outro tema polêmico).

Mais um assunto controverso foi levantado pelo vereador Mario Covas Neto (Podemos), ao comunicar que representará contra o colega Adilson Amadeu (DEM) na corregedoria da Câmara por um áudio de whatsapp recheado de ofensas e acusações ao prefeito Bruno Covas, ao governador João Doria, à gestão de ambos e aos próprios vereadores.

Os líderes discutiram ainda a possibilidade de retomar as sessões presenciais a partir de 12 de maio, com funcionamento misto: um líder ou representante de cada bancada ficaria no plenário e os demais seguiriam participando de forma virtual.

Nesta quarta, 6 de maio, haverá a partir das 15h sessão virtual com “tribuna livre”, onde os vereadores se manifestam sobre vários assuntos. Uma das preocupações é a crise institucional que o país vive, muito em função da irresponsabilidade do presidente Jair Bolsonaro, como bem pontuou o líder do Cidadania, vereador Claudio Fonseca.