segunda-feira, 18 de maio de 2020

“É a Economia, estúpido!”

O bordão mundialmente famoso é do especialista em estratégias de campanhas políticas, James Carville, que em 1992 utilizou a frase “é a economia, estúpido” para resumir os anseios do eleitorado norte-americano.

Naquele ano, os EUA estavam mais propensos a votar no democrata Bill Clinton, candidato de oposição que defendia melhorias na vida prática do cidadão, do que reeleger o republicano George Bush, o pai, que utilizava como principal argumento persuasivo o triunfo na Guerra do Golfo.

Clinton ganhou a Presidência, claro, e a frase se eternizou. Lá e aqui, o eleitor faz sempre uma pergunta simples e direta para qualquer político: “O que você está fazendo para melhorar a minha vida?”.

Apostando nisso, o presidente Jair Bolsonaro, seu Posto Ipiranga na Economia, o ministro Paulo Guedues, e o bajulador-mor do Planalto, Onyx Lorenzoni, vem a público apresentar suas pataquadas e expor a sandice deste desgoverno de Damaraes, Weintraubs, Salles, Araújos e ninguém na Saúde.

Tanto faz se a medicina e a ciência recomendam a quarentena e o isolamento social. Pouco importa se o mundo todo enfrenta os efeitos danosos e recessivos da Covid-19, a estratégia bolsonarista é jogar a culpa nas costas dos outros e dizer que, para Bolsonaro, a economia estaria girando e a vida já teria voltado ao “normal”.

É esse pragmatismo irresponsável, populista e oportunista que move o bolsonarismo. Tanto faz para eles se a crise econômica é global. Eles querem é “voltar ao trabalho”. Claro, porque o bolsonarista raiz tem seu emprego garantido, ou é um empresário, empreendedor, aposentado, ou profissional liberal, talvez um militar ou pastor evangélico.

Para o povão, o autônomo, o desempregado, o trabalhador informal, Bolsonaro acena com os R$ 600 emergenciais que, se não fossem as trapalhadas de Onyx e da Caixa Econômica, todos aqueles que tem direito já teriam recebido.

Mas, não! “É a Economia, estúpido!”

A fome, o desemprego e a miséria, dizem os bolsonaristas, é culpa de governadores e prefeitos. Todos eles, obviamente, mancomunados numa conspiração comunista para prejudicar Bolsonaro com esse “vírus chinês”.

Pois então aprendemos que não é apenas a Economia. É também muita hipocrisia e demagogia. Muita ignorância, sandice, desinformação, a milícia nas redes. Bolsonarismo na veia! É a ideologia, estúpido!