domingo, 30 de maio de 2021

Mais uma vez o recado vem das ruas


Enquanto o velho mundinho político segue perdido entre a omissão e a cumplicidade, entre a conveniência e a perplexidade, as ruas dão mais uma vez o recado: o Brasil vai entrar em turbulência!

Foi assim com as manifestações de 2013, foi assim décadas antes nas Diretas Já, foi assim no impeachment do Collor e da Dilma. Movimentos espontâneos pipocam aqui e ali, começam timidamente e viram uma onda que arrasta multidões.

Políticos oportunistas que chegarem tarde, incapazes de fazer a leitura correta deste momento histórico, vão morrer na praia. Encalhados nos bancos de areia, os velhos partidos também fritam sob o sol. O bolsonarismo está fazendo espuma. As bolhas vão se desmanchando.

A política é cíclica, assim como as marés: são movimentos de fluxo e refluxo das águas dos oceanos. O negacionismo, o obscurantismo, o radicalismo da direita cretina que transbordou com o bolsonarismo nas eleições de 2018 entrou numa corrente de retorno.

O brasileiro, indignado, está de volta às ruas. As respostas se vêem também nas redes e virão nas urnas. Jovens, adultos, idosos, homens e mulheres, cidadãos de todas as idades e origens diversas. Esquerdistas, direitistas, centristas, democratas, liberais, conservadores, progressistas. O que une a todos é a vontade de viver. #VacinaParaTodos #ForaBolsonaro #ImpeachmentJá