segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Brasil de Bolsonaro: Cai a República, ascendem as milícias


Começa mais uma semana da era bolsonarista. O presidente demente será recebido hoje no quintal dele, a Câmara dos Deputados, pelo misto de caseiro e ajudante de ordens Arthur Lira. Vai apresentar o “novo” Bolsa Família - aquele projeto petista que Bolsonaro e dez entre dez opositores do PT passaram duas décadas atacando e tachando de assistencialista. Agora pode!

Afinal, Bolsonaro precisa recuperar popularidade e intenções de voto. Para isso não basta bradar contra as instituições, pregar o golpe, promover motociatas e soltar impropérios contra os críticos. É preciso adotar medidas populistas e ceder às chantagens do Centrão. Mas isso ele sabe fazer, afinal passou 30 anos chafurdado na corrupção da Câmara.

A relação com corruptos e milicianos segue firme, na base de acordos, negociatas, toma-lá-dá-cá, privilégios, impunidade, fisiologismo, corporativismo e muita cara-de-pau. A maioria da Câmara protege Bolsonaro e ele paga essa proteção com a chave do cofre, novos ministérios, o fim da Lava Jato e a omissão dos órgãos aparelhados que fecham os olhos para o crime. Foi instituída a República Miliciana do Brasil.