quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Teste rápido de democracia


Você vê nessa foto um canalha, fascista, nazista, genocida, criminoso, vagabundo? Pois então, os outros são Mussolini e Hitler. Mas todos chegaram ao poder graças a seguidores e admiradores fanáticos, lunáticos e sociopatas.

Claro que o nosso presidente demente não chega aos pés de outros líderes mundiais endemoniados da História. Nem tamanho, nem inteligência tem para tanto, apesar do mau-caratismo ser do mesmo nível.

Mas as ameaças diárias de golpe, o ódio, o autoritarismo, o apego ao poder, a paixão pela morte, o fascínio por armas, ditadores e torturadores, dá um lugarzinho ao meme que o Brasil elegeu presidente por acidente no pódio olímpico ao lado desses outros dois vermes.

Agora Bolsonaro deu um passo além na escalada golpista e admite “jogar fora das quatro linhas constitucionais”. Como um time de várzea (político e ser humano medíocre que é) já admitia ganhar a eleição no tapetão.

Insufla seus seguidores lunáticos contra as instituições democráticas e republicanas, ameaça o estado de direito, arma suas milícias e deve - ele antes de nós, obviamente - ser contido e impedido de cometer suas sandices e atrocidades. Ou não?