quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Só os rios de dinheiro interessam aos nossos políticos; enquanto a vida dos brasileiros e o meio ambiente que se danem!


Quem é de São Paulo sabe o quanto sofremos todos os anos com as enchentes, por culpa do crescimento desordenado da cidade, da ocupação irregular da área das várzeas dos rios, da impermeabilização do solo pela construção de moradias e avenidas, pela destruição da vegetação, pelo desrespeito generalizado à natureza.

Pois agora o nosso exemplo trágico será levado a todo o Brasil. A lei federal que garantia uma área mínima de preservação obrigatória em torno dos leitos dos rios acaba de ser derrubada pela Câmara dos Deputados. É mais um crime ambiental e urbano que vai gerar destruição, sofrimento e morte. Vale tudo pelo dinheiro e pela exploração imobiliária. Canalhas!

Ao presenciarmos enchentes agora por todo o país, o drama de cada família poderá ser atribuído à irresponsabilidade dos atuais deputados federais, que vai se somar à inoperância, à incompetência e à cumplicidade criminosa dos maus gestores municipais e estaduais - que passam a executar e fiscalizar uma legislação própria com regras locais e diferentes para um mesmo rio. Uma aberração!

O retrocesso ambiental no Brasil durante o governo Bolsonaro é escandaloso. A tal “boiada do Salles” é uma realidade aterrorizante, com o esfacelamento de todo o arcabouço legal existente e a derrota de cada item da pauta da sustentabilidade - o que nos coloca outra vez na contramão do mundo civilizado. Viramos o país do vexame, do negacionismo, do obscurantismo. Párias da humanidade.