quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Veja e me responda se dá para levar a sério os nossos políticos?


A começar por Bolsonaro, que comete barbaridades 24 horas por dia. Quando não está ofendendo alguém ou pregando o golpe, segue em campanha - antecipada e ilegal - pela sua reeleição em carreatas, motociatas, negociatas, aglomerações ou no cercadinho que virou o menor (e pior) picadeiro do Brasil.

No desgoverno bolsonarista sobe o preço da gasolina, dispara o preço da energia, roubam dinheiro da vacina, desmatam, botam fogo no Pantanal e na Amazônia, aumentam o fundão eleitoral e ele premia a turma da propina, como faziam seus antecessores - prática que prometeu mudar (e o Brasil acreditou!).

Pois não apenas agravou a entrega de cargos, recursos e privilégios para os corruptos do Centrão, como ainda sugere ao povo enfrentar o aumento apagando as luzes e tomando menos banho. Faz sentido para quem já mandou você ir ao banheiro em dias alternados para economizar água. Um legítimo demente presidente.

Aí a gente desce aqui para a Câmara Municipal de São Paulo e o nível rasteiro dos políticos não se altera. Na pauta do dia de quase CEM projetos dos vereadores paulistanos, a maioria é SEM noção. Fora o que vem por aí e ainda nem entrou na pauta: aumento do IPTU, redução do número de imóveis isentos, nova taxa de lixo…

Entre dia disso e dia daquilo, título de cidadão para este e aquele outro, nome para rua inominada ou alteração do que já existe, vem aí um pacotão de insanidades. Enquanto isso o paulistano segue sem praças, parques, segurança, com péssimas escolas, ruas esburacadas, congestionamentos diários, transporte lotado e vai começar em breve a temporada das enchentes.

Quer um exemplo da insensatez parlamentar? Na mesma pauta tem projeto conflitante e briga de vereador para mudar o nome do Viaduto Paraíso: Uns querem Jornalista Ricardo Boechat, outros querem Major Olímpio. Um quer instituir o Dia do Conservadorismo, outro quer chamar de Carlos Marighella a Praça das Artes da Avenida São João.

Não é apenas a reprodução da polarização burra da política entre direita e esquerda, mas da falta de bom senso que toma conta da sociedade. De dar prioridade àquilo que não tem nenhuma importância à coletividade. Ou que é feito totalmente às avessas. Parece a delegação política da Terra Plana.

Mas nós, paulistanos, podemos ficar tranquilos. A partir das votações de hoje, a cidade passará a ter a Semana da Prevenção do TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e até o Dia de Pular Corda. Nada como eleger políticos sintonizados com as principais reivindicações do eleitorado, não é mesmo?

O último a sair apaga a luz.